18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Espetáculo infantil “O treco da pata choca” chega à Estação Cultural

Compartilhe essa notícia!


Grupo Último Tipo realiza show de lançamento do CD “O Treco da Pata Choca”.

O grupo campineiro “Último Tipo” chega à Santa Bárbara d’Oeste, na Estação Cultural, espaço plural e multicultural da Fundação Romi, com o show “O Treco da Pata Choca”, que traz a trilha da peça de mesmo nome. O espetáculo infantil foi criado em 2009 através do FICC – Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – e já realizou mais de 200 apresentações. A apresentação será dia 13 de dezembro, domingo, às 10 horas da manhã. A entrada é franca e, embora voltada para os pequenos, é aberta para todos os públicos.

As letras das músicas falam, na visão dos animais, sobre o ecossistema e a influência do homem no meio ambiente. A história começa após uma explosão, onde Dona Pata perde seu ovo e, na busca por seu filho ainda na casca, ela encontra outros animais que vivem situações tão complicadas quanto a sua mas que, mesmo assim, a auxiliam na busca pelo ovo perdido.

O bom humor, a interatividade e a irreverência também são marcas fundamentais do grupo, que tem no seu espírito o teatro mambembe e o clown, fazendo frequentemente espetáculos de rua e apresentações itinerantes à moda dos trovadores medievais. Acompanhados por um violão e percussão, Déo Piti, Jara Carvalho, Lóra Brito e Velú Carvalho têm nos arranjos vocais sua base. A percussão inclui instrumentos inusitados, como espátula de pedreiro, suporte de toalhas, concha de cozinha, cabaças, chocalhos de bebê, chaves velhas, dentre outros. Os figurinos exóticos são sempre confeccionados com materiais recicláveis, como cartões telefônicos, garrafas pet, discos de vinil e tudo o que a criatividade permitir, o que se tornou uma marca do grupo em sua trajetória.

As músicas são todas do próprio grupo e trazem como característica a mistura de ritmos e estilos musicais. Tem jazz, samba, rock, reggae, guarânia, frevo, afoxé e até um desafio ponteado por viola caipira. A afinação do grupo é marcada pela participação dos músicos: Marcel Rocha, Thibault Delor, Adriano Dias, Fabio Bergamini, Daniel Romaneto, Charbel Barroso, Anselmo Henrique, Magrão (Roberto Peres) e João Arruda, que foram especialmente convidados para criarem e tocarem neste CD.

Durante o show, os participantes poderão interagir com a última edição de 2015 da Feira da Gratidão, levando brinquedos para doação. Uma iniciativa diferente, onde a moeda de troca é o agradecimento. E, nesta edição, as crianças serão as grandes beneficiadas, tanto as que doarão seus brinquedos, aprendendo o valor de compartilhar, quanto àqueles que receberão as doações vivenciando a gratidão.
Último Tipo

Com uma trajetória bem-sucedida, o Último Tipo, criado em Goiânia há 27 anos e radicado em Campinas há 19, já soma um extenso repertório de peças que misturam música e teatro de forma inusitada e poética. O Último Tipo já se apresentou em 10 estados, em mais de 100 cidades diferentes, em espaços como teatros municipais, centros culturais, escolas públicas, festivais, além de diversas unidades de SESC e SESI. Hoje tem 10 espetáculos em seu repertório, sendo seis infantis, três adultos e um de Carnaval, para todas as idades. Mas, em toda a sua trajetória, já montou 25 espetáculos. Gravou um CD e um DVD, além de ter dois CDs sendo gravados atualmente. Além disso, já ganhou mais de 30 prêmios e foi contemplado com fundos de investimento municipais e estaduais e patrocínios de empresas.

 

Realização: Arte Efeito

Apoio: Estação Cultural | Fundação Romi

Patrocínio: FICC 2014 – Fundo de Investimento de Cultura de Campinas

Informações: Estação Cultural, Av. Tiradentes, 02, centro, Santa Bárbara d´Oeste. 19.3455.4833

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!