28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Especialistas dão dicas para manter o clima organizacional seguro e agradável

Compartilhe essa notícia!

A organização no ambiente de trabalho é essencial para alcançar o sucesso profissional. Manter o local limpo, zelar pelos materiais de escritório e maquinários, adequar o layout da empresa, além de manter os colaboradores informados sobre as regras e instruções de organização e segurança fazem toda a diferença para o rendimento da equipe.

 

Segundo o professor da IBE-FGV especialista em RH, Gestão de Pessoas e Coaching Executivo, Vagner Sandoval, atitudes simples do dia a dia “falam muito” a respeito do profissional, isto é, demonstram o grau de maturidade e de algumas competências fundamentais para o sucesso. “Pode parecer bobagem, mas uma mesa com excesso de papéis e pilhas de documentos pode demonstrar que o profissional não tem capacidade de execução, ou seja, não está preparado para atender a demanda que recebe. Essa situação transmite a imagem de que ele não consegue fazer as atividades fluírem”, diz o professor.

 

Para a engenheira de segurança do trabalho e assistente técnica em processos judiciais, Marcia Ramazzini, a organização vai além dos aspectos comportamentais, pois a falta dessa qualidade pode causar graves danos e acidentes para o colaborador. “Quando a empresa possui a cultura de que o ambiente de trabalho deve ser organizado e seguro, o primeiro grande acontecimento é que os acidentes deixam de acontecer. Manter o local limpo, com funcionários atentos às normas e regras de segurança pode evitar o surgimentos de doenças ocupacionais, além de eliminar os riscos desnecessários”, explica a especialista.

 

Os especialistas reservaram dicas organizacionais que devem ser seguidas pelos chefes e colaboradores. Confira.

 

– Manter o ambiente limpo

Locais limpos são seguros. Estimule a remoção de todo material desnecessário, mantenha somente o essencial. Acúmulos limitam espaços, dificultam a circulação, obstruem a passagem e causam acidentes. “Lance uma campanha de conscientização ambiental, promova uma gincana entre setores. Você ficará surpreso com o volume que será eliminado”, diz a engenheira.

 

– Layout

“Locais de trabalho seguros e adequados causam bem estar e trazem satisfação aos funcionários e, consequentemente, aumento de produtividade”, diz o professor. O local de trabalho tem que ser adequado e, para isso, o primeiro passo é que seja efetuada uma análise no layout da empresa.

 

– Incentivar funcionários a apontar falhas

Os funcionários são uma grande fonte de informação e também de solução. Incentive-os a trazerem pontos negativos e positivos e sugestões de melhorias. Este envolvimento faz com que haja um crescimento e amadurecimento.

 

– Programas de segurança

Envolver os funcionários nesses programas é fundamental. Se não houver envolvimento desde a alta gerencia até o chão de fábrica nos programas de segurança, não haverá sucesso. É como uma pirâmide! A conscientização começa de cima e chega até a base.

 

– Instruções de trabalho esclarecidas

As instruções de trabalho devem ser claras, objetivas, sucintas e do conhecimento de todos os funcionários. Através de treinamentos específicos os funcionários devem saber claramente os procedimentos, ações de segurança, entre outras dicas que devem ser repassadas por especialistas.

 

– Observar funcionários desenvolvendo suas atividades no dia a dia

Os funcionários tendem a desenvolver métodos próprios e simples que agilizam a produção. Porém, observe se os tópicos de segurança não estão sendo deixados de lado.

 

– Evitar riscos desnecessários

Faça inspeções rotineiras, visando identificar novos riscos ou riscos desnecessários que podem ter surgido e podem ser eliminados. Inspeções, levantamento de novos riscos, atualização e adequação do programa de gestão são fundamentais.

 

 

– Engenheira de segurança do trabalho e assistente técnica em processos judiciais, Marcia Ramazzini

Crédito: Flávio Oliveira

– Professor da IBE-FGV especialista em RH, Gestão de Pessoas e Coaching Executivo, Vagner Sandoval

Crédito: Hilda Vicente/Studio Sica

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!