Escritório de Marcelo Diniz, Mateus Finzetto e Deise Pucci estreia na CASACOR Franca e homenageia a chef Ana Luiza Trajano

O Espaço de Receber da Chef de Cozinha integra áreas internas e externas e promove a interação entre cozinheiro e convidados

O arquiteto Marcelo Diniz, em companhia dos seus sócios, o também arquiteto Mateus Finzetto e a artista plástica e designer de interiores Deise Pucci, marca sua estreia na primeira edição da CASACOR Franca com o Espaço de Receber da Chef de Cozinha, inspirado na chef Ana Luiza Trajano, que firmou sua trajetória à frente da gastronomia tipicamente brasileira com o restaurante Brasil a Gosto.

 

O amor da chef pela cozinha foi o ponto de partida que conduziu a criação do espaço, que marca a entrada do trio de profissionais na maior mostra de arquitetura e decoração das Américas. Aliado à proposta de resgatar o antigo hábito de reunir familiares e amigos ao redor de um fogão, o escritório elegeu a brasilidade do trabalho desenvolvido por Ana Trajano, natural de Franca, para nortear a concepção do espaço gourmet. Tudo pensado de forma a apresentar funcionalidade, praticidade e a integração entre o interno e o externo.

 

Com 76 m², o visitante é levado a vivenciar três momentos no Espaço de Receber da Chef de Cozinha. Na entrada, o hall propõe o primeiro contato com a carreira da chef ao expor sua coleção de livros de receitas autorais, bem como obras de arte e peças de artesanatos garimpadas por ela durante suas incursões culinárias pelo Brasil. Para proporcionar um décor casual e elegante, Marcelo, Mateus e Deise realizaram uma criteriosa seleção de mobiliário assinado por jovens designers, como Zanini de Zanine, autor da poltrona Zina (fabricada pela América Móveis). “Apostamos em peças com influência retrô, como se cada uma representasse um objeto de arte, em uma fusão entre arte e mobiliário”, explica o arquiteto Diniz. Para completar o hall, um bar foi escolhido para receber uma seleta coleção de cachaças produzidas em tradicionais alambiques do país.

 

Na sequência, o acesso ao ponto de todos aqueles que vivem a paixão de estar entre panelas e receitas: a grande ilha de marcenaria revestida de porcelanato slim da italiana Fiandre. O ambiente revela a admiração dos profissionais pela italiana Boff, uma das mais reverenciadas marcas de movelaria para cozinha em todo o mundo. Concebida para o dia a dia da chef, a bancada, que recebe pia, fogão e grill, proporciona a interação entre o cozinheiro e seus comensais. Em um processo de otimização, a pia foi esculpida para que utensílios como cestos e tábuas pudessem apresentar um encaixe perfeito. Lançamento da Deca, a torneira completa o design da pia, que ainda abriga outra solução inovadora: tradicionais acessórios de banheiro desta vez acomodam as miudezas, como vidros de condimentos, panos de prato e talheres. “Na cozinha, é imprescindível que tudo esteja à mão e bem organizado”, ressalta Diniz.

 

O projeto trouxe à cena a preocupação com a ergonomia de quem passa horas na cozinha, como é o caso de Ana Luiza. Como não poderia faltar em um lugar que recebe reuniões e jantares entre familiares e amigos, a adega foi posicionada em um ponto visível e estratégico. O estilo imponente e inovador do Espaço de Receber da Chef de Cozinha acompanhou a escolha dos demais materiais do espaço. As paredes revestidas com lâminas de freijó e o piso de porcelanato amadeirado se contrapõem ao porcelanato polido calacata da Fiandre, especificado com exclusividade para o ambiente que homenageia a chef.

 

A terceira etapa do espaço revela a interligação entre o interno e o externo. Um grande terraço coberto por um brise de madeira é um convite para que o convidado admire o surpreendente skyline. “A ideia é transmitir uma sensação prazerosa de sair da cozinha e, em um próximo passo, adentrar direto no quintal”, afirma Diniz. Nesse clima casual, em uma das extremidades do pavimento foi instalada uma estante de aço corten que acomoda uma horta com temperos e hortaliças. Na outra ponta, uma composição de vasos abriga as frutíferas. Para colecionar histórias e momentos descontraídos, uma mesa acompanhada por futons e uma seleção de almofadas prometem aconchego e o clima gostoso.

Serviço

 

CASACOR Franca 2017

De 5 de outubro a 15 de novembro de 2017

Casa da Família Marangoni – Rua da Justiça, 655, Bairro dos Lima

Horário de funcionamento: terça, quarta, quinta e domingo: das 15 às 21h; sexta e sábado: das 15h às 22h

www.casacor.com.br

 

Sobre Marcelo Diniz, Mateus Finzetto e Deise Pucci Arquitetura + Design de Interiores:

União da expertise dos três profissionais – os arquitetos Marcelo Diniz e Mateus Finzetto e a artista plástica e designer de interiores Deise Pucci –, o escritório, localizado em Franca, tornou-se ponto de referência para quem busca um atendimento completo, que compreende desde a concepção do projeto, acompanhamento e a decoração dos ambientes. Atuando desde 2010, o estilo marcante e a percepção distinta de cada um resultou em centenas de projetos personalizados, que privilegiam o equilíbrio entre beleza, funcionalidade e conforto dos espaços.

 

Comentários