Escolas de Americana recebem projeto “Preservando e Reciclando” da Secretaria de Meio Ambiente


Os alunos das Emeis Corimbó, no Jardim Glória, participaram na manhã desta sexta-feira (18/11) das atividades do projeto “Preservando e Reciclando”, da Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Americana, em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SOSU). Na segunda-feira (21/11) o projeto estará na Emei CECI e na terça-feira (22/11), no Caic do Jardim da Paz.

 

Na Emei Corimbó, 73 alunos participaram do projeto. As ações visam coibir o descarte irregular de resíduos no município e criar uma consciência de preservação, incentivando a reciclagem e o consumo consciente com alunos e seus familiares, explicou Kátia Birke, coordenadora de Educação Ambiental, do Programa de Combate à Poluição Visual e interlocutora do Programa Município VerdeAzul.

 

Por meio do projeto, foram distribuídos materiais educativos e sementes para futuros plantios. A equipe  trabalhou  temas ambientais  de grande relevância para a melhora da qualidade ambiental do município, como a destinação correta de resíduos, reciclagem, compostagem, reaproveitamento e reutilização, consumo consciente; uso consciente dos recursos naturais, cidade sustentável, formas de transporte alternativo, importância das áreas verdes, drenagem urbana e alagamento, aquecimento global, biodiversidade, queimadas e qualidade do ar.

 

A maquete de sustentabilidade foi exposta com abordagem dos temas ambientais de forma lúdica, através de músicas, danças, explanação da maquete construída com reaproveitamento de materiais provenientes da coleta seletiva. Os alunos tiveram a oportunidade de interagir com o  Mascote Lixildo, através de danças e brincadeiras.

A escola promoveu junto aos alunos uma campanha para a coleta de óleo usado e a equipe da Secretaria de Meio Ambiente fez uma explanação sobre a importância da reciclagem  e do reaproveitamento do resíduo de óleo para a preservação do meio ambiente e qualidade da água.

 

Após a realização do projeto, os alunos realizarão uma atividade prática através de desenhos onde irão refletir e expressar como poderão ajudar o Lixildo a preservar o meio ambiente.

 

A coordenadora das EMEIs Corimbó e Ceci, Beatriz Peres, ressaltou a importância do projeto para os alunos, seus familiares e comunidade. “O tema Meio Ambiente é um dos conteúdos principais da educação infantil. Conhecer, discutir e vivenciar as experiências do tema favorecem o respeito ao planeta, a mudança de comportamento das pessoas e a formação de um cidadão melhor’, concluiu.

 

 

Unidade de Imprensa – Daniela Alves

Fotos: divulgação PMA

Comentários
Posted Under