RMC

Equipe de robótica do SESI Americana recebe medalha “Princesa Tecelã” em sessão solene


A Câmara Municipal de Americana realizou na sexta-feira (17) sessão solene para a entrega da medalha de mérito “Princesa Tecelã” à equipe de robótica “Red Rabbit”, do SESI Americana. A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Luiz da Rodaben (PP).

 

Participaram da solenidade os vereadores Adelino Leal (PRP) e Luiz da Rodaben, o prefeito de Americana de 2003 a 2008, Dr. Erich Hetzl Junior, o diretor do centro de atividades do SESI Americana, Danilo César Bueno da Silva, a diretora escolar do SESI Americana, Edvânia Guimarães de Carvalho, o técnico da equipe, professor Dênis Rodrigo Santana, a mentora da equipe, Juliana Rached, os alunos integrantes da equipe e familiares, amigos e convidados dos premiados.

 

Durante a cerimônia, o autor da propositura que motivou a homenagem destacou a relevância do feito dos estudantes. “Vocês representam a nossa cidade, o nosso estado e o nosso país. Acredito que é um momento de muito orgulho para os professores e a direção, pois a melhor recompensa para um professor é quando os seus alunos obtém sucesso. É uma honra também para os pais, por verem os seus filhos representando o país com tamanha capacidade. A educação é a base de tudo. Parabéns”, disse Luiz da Rodaben.

 

O vereador Adelino Leal falou aos estudantes sobre a importância do apoio dos pais durante todo o desenvolvimento do projeto. “Vocês estão de parabéns. Vocês são o exemplo para o futuro deste país, que precisa melhorar muito. E já começa por vocês. Disputar no mundo e conquistar um lugar de destaque contra centenas de países é uma honra que não tem tamanho. Não se esqueçam de agradecer aos seus pais, que os educaram e os incentivaram em todos os momentos”, falou.

 

O aluno Matheus Peressin Paracampo usou a palavra para agradecer em nome dos demais membros da equipe. “A equipe tem um sentimento de gratidão por essa homenagem, pois o apoio de todos do SESI foi o que ajudou na evolução da trajetória de cada membro, para que conseguíssemos chegar até esse resultado. E não somente o resultado foi importante, mas também o aprendizado foi fundamental, porque mudou a vida de cada um de nós. Obrigado a todos”, discursou.

 

O técnico da equipe, professor Dênis Rodrigo Santana, enalteceu o papel da educação no desenvolvimento do cidadão. “Gostaria de agradecer a todos e lembrar que a educação transforma. Agradeço especialmente aos professores que nos ajudaram, pessoas que perdem o final de semana, se dedicam muito além das horas escolares para que o resultado aparecesse. Enfrentamos países de primeiro mundo e não deixamos a desejar em nada. Vocês construíram isso. Parabéns, equipe!”, comemorou.

 

Histórico

 

A equipe de robótica “Red Rabbit” do SESI Americana foi campeã do Campeonato Nacional de Robótica, realizado em março em Brasília. Fazem parte da equipe o professor e técnico Denis Rodrigo Santa, a Bibliotecária Juliana Rached e os Alunos: Bianca Araújo Marcelo, Gabriel Souza Barbosa, Murilo de Almeida Casemiro de Oliveira, Giovanna Veridiano da Silva, Ana Yukari Tsutsumi, Vinicius Cassimiro de Souza, Matheus Peressim Paracampo e Luis Filipe Nascimento.

 

A equipe conquistou o primeiro lugar no Torneio First Lego League, em que participaram 74 equipes. O projeto proposto foi a criação de um sistema que busca diminuir as perdas de sobras limpas em empresas que fornecem alimentação aos funcionários. Os alunos da equipe de Americana criaram um robô para a execução das tarefas propostas.

 

Em consequência desta premiação em primeiro lugar, a Equipe de Robótica “Red Rabbit” esteve representando o Brasil nos dias 27 a 30-04-16, competindo no First Lego League Festival nos Estados Unidos, local onde se realiza o maior torneio de robótica do mundo.

 

Medalha Princesa Tecelã

 

A medalha “Princesa Tecelã” é entregue a pessoas que, representando o município, tenham se destacado em atividades culturais, educacionais, científicas ou artísticas.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br