24Horas Santa Bárbara d´Oeste

Ensaios do Espetáculo Via Crucis passam a ser realizados na Usina Santa Bárbara

O domingo (04) foi histórico para o Espetáculo Via Crucis. Pela primeira vez em 21 anos, os ensaios foram realizados no novo pátio revitalizado da Usina Santa Bárbara, local onde as apresentações da encenação serão realizadas em 2018. A mudança era um desejo antigo dos organizadores e faz parte das comemorações do bicentenário de Santa Bárbara d’Oeste.

 

Com estrutura completamente inovadora, o espaço contará com uma cidade cenográfica composta por um palco central e diversos ambientes, que ganharão vida durante a realização das cenas. O secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix, destacou que este momento é um marco para o projeto e que a proposta é surpreender ainda mais.

 

“Nos últimos meses nos dedicamos a conhecer e descobrir os ambientes da Usina, tudo para aproveitar da melhor forma possível seu espaço natural. Decidimos montar uma cidade, de fato, com diversas entradas, elevações, prédios e monumentos sendo montados e desmontados. Além disso, a arena será inclinada, por isso o público terá uma dimensão diferente de tudo que já assistiu no Via Crucis”, adiantou.

 

A montagem do novo palco, que teve início em março e segue até a data das apresentações, é realizada por empresas especializadas na execução cenográfica, tanto na parte estrutural, quanto no acabamento e adereços cênicos. Os investimentos são feitos por meio das leis de incentivo à cultura, nos âmbitos federal e estadual, nas quais o espetáculo está aprovado.

 

Arquibancada e iluminação

 

A 21ª edição da peça também trará novidades na arquibancada, que ficará mais alta e totalmente centralizada com o palco. Como nos anos anteriores, ela comportará um espaço voltado a cadeirantes, idosos e gestantes. “A novidade é que vamos estendê-la em comprimento e altura, tudo em uma única estrutura frontal e preservando o espaço voltado à acessibilidade”, detalhou Felix.

 

Conduzida por Alessandro Azuos, profissional com 17 anos de experiência no segmento, a proposta é que a iluminação contribua para a visibilidade seletiva do espetáculo, de forma que os espectadores apreciem todo o espaço do cenário ao mesmo tempo em que identifiquem cenas específicas. Ele comentou detalhes do processo criativo, que acontece durante os ensaios.

 

“Parto de três pilares para executar o projeto de iluminação: primeiro tento compreender os detalhes que preciso iluminar no espetáculo, principalmente entender o porquê e o que iluminar, considerando a arquitetura construída e o ambiente natural da Usina. Depois defino tecnicamente o que quero e os materiais que vou utilizar. Com isso, consigo criar os climas e as cores do espetáculo. Já na terceira fase, com a estrutura montada, aplicamos as ideias direto nos ensaios e fazemos o entrelaçamento para verificar se a composição atende ao esperado”, apontou.

 

As apresentações da 21º edição do Espetáculo Via Crucis serão realizadas de 27 de março a 1º de abril, sempre às 20 horas, com entrada franca. Na primeira noite acontecerá a pré-estreia, voltada à imprensa, autoridades, patrocinadores e convidados.

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br