28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Encontro de Ceasas em Campinas discute incentivo ao consumo de hortifrútis

Compartilhe essa notícia!

ceasaO brasileiro consome menos da metade dos 400 gramas diários de frutas, verduras e legumes recomentados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Paralelo a isso, mais da metade da população do nosso País está acima do peso e com um número crescente de doenças não transmissíveis como diabetes, hipertensão e obesidade.

Estes e outros desafios relacionados ao abastecimento e alimentação vão ser discutidos por Ceasas de todo País no Encontro Nacional das Centrais de Abastecimento, que Campinas sedia a partir desta quarta-feira, 4 de dezembro. O evento vai até o dia 6 de dezembro com debates sobre temas de interesse da cadeia produtiva de hortifrutigranjeiros como a campanha de incentivo ao consumo de frutas, verduras e legumes.

Participam dirigentes, técnicos, comerciantes, produtores rurais e representantes dos setores de abastecimento e agricultura de todo o Brasil. Nos três dias do Encontro haverá palestras e oficinas sobre infraestrutura, legislação, embalagens, qualidade, transporte, segurança alimentar e logística e visita técnica. O conteúdo tratado vai gerar um Manual de Boas Práticas das Ceasas. O Encontro é promovido pela Associação Nacional das Centrais de Abastecimento (Abracen).

Varejão

A Abracen e as Ceasas iniciaram em abril deste ano uma Campanha Nacional de Incentivo ao Consumo de Hortifrútis. A atividade envolve também os ministérios da Saúde, Agricultura e Desenvolvimento Social e visa melhorar a alimentação da população ampliando o acesso e o consumo de frutas, verduras e legumes.

Em sua primeira etapa a Campanha foi direcionada ao público interno das Ceasas com orientações sobre a importância do uso de embalagens adequadas, rotulagem dos produtos, redução do desperdício, etc. A segunda etapa é voltada à população. Como parte da Campanha, a Ceasa de Campinas implantou um Varejão aos sábados aberto à população, com produtos frescos, peixes e preços competitivos.

R$ 29 bilhões

Segundo levantamento da Abracen, hoje, as 30 Centrais de Abastecimento do país e 42 entrepostos filiados à entidade movimentam cerca de R$ 29 bilhões por ano. Entre hortigranjeiros, cereais, industrializados e outros produtos como flores e pescados, as Ceasas ofertam 17,8 milhões de toneladas anualmente. O sistema engloba mais de 10 mil empresas e gera cerca de 200 mil empregos diretos.

Programação do Encontro Nacional de Ceasas

4 de dezembro – quarta-feira

Hotel Dan Inn – Rodovia Anhanguera, km 104,5 – Campinas SP

10h às 12h – Reunião da diretoria da Abracen
12h às 14h – Almoço
14h às 15h – Palestra: “Agricultura no Século 21 – Sustentabilidade, Produção e Produtividade da Agricultura Brasileira“ – com Evaristo Eduardo de Miranda, consultor da FAO e da UNESCO e pesquisador da Embrapa.
15h às 15h30 – Coffee break
15h30 às 16h30 – Palestra: “Segurança Alimentar e Inocuidade de Hortifrutigranjeiros – Alimento Seguro”, com Marcos Roberto Potenza, engenheiro agrônomo, pesquisador científico e diretor de CPD de Proteção Ambiental do Instituto Biológico.
17h – Abertura oficial com a presença do prefeito de Campinas, Jonas Donizette
17h30 – Apresentação Cultural do Projeto Allegro do Centro Promocional Tia Ileide – orquestra de crianças e adolescentes
18h30 – Coquetel

5 de dezembro – quinta-feira

Ceasa Campinas – Rodovia Dom Pedro I, km 140,5 – Campinas SP

7h às 9h30 – Visita monitorada aos mercados e aos programas sociais e ambientais da Ceasa Campinas
9h30 às 10h – Coffee break e visita às exposições*
10h às 10h30 – Palestra de abertura das oficinas técnicas com Salma Regina Rodrigues Balista, coordenadora da Vigilância Sanitária de Campinas, e Felipe Roberto Vita Pedrosa, médico veterinário da Vigilância Sanitária Norte de Campinas
10h30h às 12h – Oficinas técnicas
12h às 13h30 – Almoço
14h às 16h30 – Oficinas técnicas
16h30 às 17h – Coffee break e visita às exposições*
17h às 18h – Plenária de apresentação das oficinas para edição do “Manual de Boas Práticas das Centrais Atacadistas Brasileiras”

(*)Especial: Exposições de tecnologia e de artes – das 10h às 17h

6 de dezembro – sexta-feira

7h às 12h30 – Visita técnica à produção de frutas e vinho em Itupeva/SP

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!