Especialista em mídias sociais Diego Filho alerta para os riscos de pessoas que caem no golpe de empresas que oferecem selos de verificação do Instagram
Você sabe oque é o selo azul, você sabia que existe pessoas que oferecem 50 mil reais para tentar a conquista de um selinho azul em seu Instagram? Hoje na era dos influenciadores digitais, milhares de pessoas que sonham com essa conquista na web. Mas o chamado selo azul nada mais é do que um certificado dado pela rede social de que a pessoa é realmente uma pessoa pública, alguém relevante que precisa comprovar a autenticidade do seu perfil
Os critérios de notoriedade são rigorosos. No afã de alcançar o sonhado selo azul, muitos acabam por cair em golpes, contratando empresas não idôneas para tentar comprar o selo do Instagram. Diego Filho, especialista em redes sociais afirma que as coisas não funcionam desta maneira: “Para a plataforma, não importa quantos seguidores a pessoa tenha, o que importa são provas que a configurem como uma figura publica. É aí que a imprensa entra. São os sites e jornais de notícias que justificam a obtenção do selo, o tempo que se mantém na imprensa e como o público o vê e a repercussão que causa”, afirma Diego.
Diego filho e sua empresa, chamada Plataforma Digital, estão no mercado para ajudar clientes a evitar serem vitimas de golpes e para consolidar serviços de personal digital em planos de mídias, e com isso o sucesso da verificação nas redes sociais. Diego Filho tem várias dicas de como contratar uma assessoria de confiança para obter o selo de verificação
1- Provas
Para solicitar o selo, a burocracia é bastante trabalhosa: juntar documentos e provas é um trabalho de assessoria no plano de mídia que exige tempo e paciência. Muitas pessoas nos procuram para conseguir o selo, dentre cantores, políticos e digital influencers, mas não é simplesmente, ‘eu quero o selo’. Longe disso, a aprovação pode chegar a menos de 1 % dos que querem ter.
2- Porque ter o selo?
Uma pessoa com o selo, é configurada como pessoa pública e não apenas uma famosa da web. Isso valoriza a pessoa ou marca, dá credibilidade, aumenta os contratos e os valores pagos por parcerias. Nos dias de hoje, em que qualquer um pode ter muitos seguidores, continua sendo a imprensa e o selinho azul que juntas, fazem da pessoa uma pessoa realmente famosa e pública.
3- Atenção às fraudes
É preciso tomar cuidado com essa “epidemia” de ofertas de selos. A maioria trata-se de fraude. O Facebook é uma empresa séria, e não colocaria seu próprio nome em risco referente a solicitação de verificação. Pelas normas do facebook é crime comercializar o selo azul, pois tanto para nossa empresa quanto para o facebook a conquista do selo é a consequência de um plano de mídia de sucesso. Nos trabalhamos de forma seria e com responsabilidade onde dentro de um plano de mídia é analisado se você necessita dessa visibilidade, e se tem potencial para obter o selo azul,
4- Como obter o selo
É claro que contratar uma assessoria de imprensa pode impulsionar seu nome em sites de grande relevância, e este é um dos caminhos para comprovar relevância e adquirir o selo de verificação. O intuito do selo para o facebook é justamente oferecer um serviço que garanta a credibilidade de forma transparente e justa perante a visibilidade que essa verificação proporciona. Somente empresas com uma parceria com o facebook tem os formulários referentes a verificação em cada segmento, dentre politica a esporte e cultura.