28 de março de 2024

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Empreendedorismo Socioambiental será trabalhado em escola de São Bernardo

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Desenvolvido com base na metodologia Maestrello, o Curso de Empreendedorismo Socioambiental chegou ao Colégio Externato Rio Branco, de São Bernardo do Campo (SP), para ser ministrado neste ano aos estudantes da Educação Infantil, Fundamental I / II e Médio pela consultoria novaodessense, especializada na geração de conhecimento a partir da Leitura e Produção de Texto (LPT).

Em dois dias de formação para professores e coordenadores dos quatro níveis de ensino, a educadora e empreendedora social, Ana Lúcia Maestrello, apresentou a proposta relacionando-a com o estudo de obras literárias.

“Depois de fazerem a leitura compartilhada de clássicos – como Cinderela, Branca de Neve, Os Três Porquinhos, etc. -, discutirem as estórias e produzirem textos que traduzam suas respectivas interpretações, os alunos vão refletir o mundo dos negócios com responsabilidade socioambiental no contexto das personagens. Soluções empreendedoras para problemas relacionados à água, solo, resíduos sólidos, entre outras, diagnosticadas junto às obras, deverão ser apresentadas ao final do curso”, informou a educadora.

Na última quinta-feira (21), o grupo participou de uma oficina de correção de textos, que objetivou analisar a clareza de propostas narrativas e produção textual; na atividade, ficou claro para todos que só pode corrigir uma redação quem souber escrevê-la. No dia seguinte, oficinas de narrativa e paráfrase foram ministradas, com o intuito de fazer o aluno avançar sua escrita em curto espaço de tempo.

Segundo a diretora do Externato Rio Branco, Maria Augusta Paranhos Faro, o trabalho da Maestrello conta com diretrizes que permitem um melhor aproveitamento do potencial dos estudantes, que é refletido em sua Mostra Literária – feira anual de apresentação das atividades escolares.

A Maestrello Consultoria Linguística, que desenvolve sua metodologia desde 2012 no colégio, ensina aos educadores seis técnicas para execução de seu trabalho: comportamento de leitor, sondagem, antecipação linguística, leitura, seminários e narrativa – que é avaliada em forma de simulado, e tem proporcionado resultados positivos para todos os envolvidos no processo de ensino/aprendizagem.

 

 

Assessoria

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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