28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Empreendedorismo socioambiental: estudantes de escola novaodessense se interessam por curso do IEMA

Compartilhe essa notícia!

Mais de 100 estudantes já se inscreveram para o Curso de Empreendedorismo Socioambiental que a Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) IEMA (Instituto de Educação e Meio Ambiente) vai promover, em parceria com a Paróquia do São Jorge, aos jovens de 14 a 18 anos do bairro novaodessense e entorno.

Ontem (16), a presidente da entidade, Ana Lúcia Mestrello de Micheli, de 40 anos, esteve na Escola Estadual Profª Silvania Aparecida Santos para apresentar o projeto aos alunos do 9º Ano do Fundamental e Ensino Médio, que contemplam a faixa etária do curso. Como o número de inscritos já dobrou o limite de vagas – 50 -, será feito um sorteio entre os interessados.
“O projeto se caracteriza por envolver a comunidade de jovens do Jardim São Jorge para que ela apresente soluções empreendedoras a partir do problema da crise hídrica do Sistema Cantareira, que impacta diretamente a cidade de Nova Odessa (SP). Para isso, as ferramentas utilizadas durante o curso serão: aulas de leitura e produção de texto para fixar o conhecimento sobre o tema da água; palestras informativas; elaboração e execução de projetos a partir de problemas diagnosticados”, informou Ana Lúcia, que ministrará o curso de 40 horas na paróquia local, a partir do dia 7 de maio.
Expectativa
Morador do bairro, Helio Antônio Alves Garcia Júnior, 14, já está na torcida para ser contemplado com uma vaga. “Acho que o curso vai ser muito legal e poderá nos ajudar no futuro, para termos ideias para melhorar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, ganharmos uma graninha”, disse o adolescente.
“Tenho uma boa expectativa, porque, se eu for sorteada, vou aprender a ganhar dinheiro com um projeto meu, que cuidará da água da região onde moro”, afirmou a estudante Vitória Alice de Souza Guido, 15.
Ansioso pelo início do curso, que é gratuito, o professor da escola Silvania, Ronaldo Monteiro Perdigão, 42, ressaltou que o diferencial do projeto é descobrir as potencialidades dos jovens e a forma como podem ser aplicadas num mundo em constante transformação. “Trabalhar com a inovação e o desafio de possuir novas perspectivas a antigas e velhas perguntas da sociedade contribui para que cada aluno supere aquilo que espera de si mesmo. O protagonismo e o empreendedorismo serão uma consequência”, complementou o docente das disciplinas de História e Filosofia.

 

Mais informações: Ana Lúcia – (19) 98376-8000 / 7819-0584 ou analucia@oscipiema.org

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!