19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Empreendedorismo Socioambiental é tema de 9ª capacitação do Projeto Gota D’Água

Compartilhe essa notícia!

Realizada pela Oscip IEMA, a atividade aconteceu na sede do Consórcio PCJ, em Americana

 

O Consórcio PCJ promoveu sua nona capacitação do “Projeto Gota d’Água: Preserve cada gota”, com a Oficina de Empreendedorismo Socioambiental, ministrada pela linguista Ana Lúcia Maestrello – presidente Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) IEMA (Instituto de Educação e Meio Ambiente) -, que apresentou uma nova metodologia que visa unir educação ambiental e empreendedorismo, voltada a estudantes de 13 a 17 anos.

O objetivo da oficina, que aconteceu na manhã de ontem (7) na sede da instituição consultiva,  foi evidenciar o Curso de Empreendedorismo Socioambiental do IEMA para 25 participantes do Projeto Gota d’Água, dentre eles professores do Ensino Fundamental II e Médio, como mais uma opção de disseminação do conhecimento ecológico, direcionado à conservação dos recursos hídricos, para os adolescentes.

A atividade apresentou a experiência de aplicação do curso de 40 horas que a Oscip ministrou para jovens da região do Jardim São Jorge, em Nova Odessa (SP). Os alunos, após pesquisarem profundamente a problemática da crise hídrica, foram capazes de identificar os valores e as características empreendedoras de cada um dos integrantes do grupo. A partir disso, foi criada por eles uma empresa ficcional que permitiu aos participantes conhecerem as palavras do discurso corporativo e terem noções básicas de comportamento empresarial. “É a junção da conscientização da ausência de disponibilidade hídrica com o ramo empresarial”, explicou a presidente do IEMA e palestrante.

Ao final do curso, os estudantes elaboraram um produto sustentável, construído com peças de Lego, que foi apresentado em forma de seminário aos demais colegas e convidados, como empresários novaodessenses e personalidades da área socioambiental.  Segundo Ana Lúcia, os alunos adquiriram posicionamento tanto de gestor ambiental quanto financeiro, e passaram por uma alfabetização hídrica: “Tivemos uma grande surpresa, os adolescentes tiveram um envolvimento emocional com a água”.

“É interessante o projeto por inserir os alunos no contexto social e ambiental. Percebemos, após analisar suas propostas, que muitos não conheciam a realidade empresarial e, mesmo assim, conseguiram criar produtos inovadores para o mercado. Parabéns à equipe realizadora”, afirmou o participante da oficina, Deovaldo Batista Neves.

A assistente de projetos sociais da Caixa Econômica Federal, Adriana Cristina Dias, também elogiou o curso do IEMA. “Achei boa a proposta, bastante didática. Une social, ambiental e empresarial, que são premissas do Ministério das Cidades para financiamentos a projetos de interesse público. Este eu indicaria, com certeza”, ressaltou ela.

 

Mais informações: Ana (IEMA) – (19) 98376-8000 ou analucia@oscipiema.org

Andréa (PCJ) – (19) 3475-9405 ou andrea.borges@agua.org.br

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!