Emef Paulo Freire promove Mostra Cultural em Americana

A Escola Municipal do Ensino Fundamental de Americana, Emef Paulo Freire, do bairro Parque Novo Mundo, promove nesta segunda-feira (30/11), às 19h, a Mostra Cultural. Vão acontecer apresentações dos 200 alunos que participam das oficinas de judô, balé, zumba, violão e exposição dos trabalhos de arte educação e língua portuguesa. Os pais e responsáveis foram convidados a participar do evento.

O pátio e outros locais da escola estarão tomados pelos trabalhos dos alunos. O projeto “oficina”, que está aberto à comunidade para a oficina de Zumba, tem o objetivo de colocar o aluno em contato direto com a cultura popular. “Nossa intenção é fazer com que os alunos se envolvam e percebam que, para aprender, é preciso ter objetivos. Quando o aluno vê o produto final ele acaba participando mais do processo. É importante o pai estar na escola para ver o que seu filho produz dentro da sala de aula”, disse a diretora da Emef Paulo Freire, Cidinha Marques.

Para Cidinha as oficinas são importantes dentro da escola porque possibilitam aos alunos um contato com a cultura onde podem desenvolver habilidades de formação, transformação, cidadania e regras. “Esse contato com a oficina vai além da sala de aula”, disse a diretora. A escola oferece estas oficinas depois do término das aulas. Elas acontecem das 17h30 às 20h30.

A professora de Arte Educação, Marta Vicente,  realizou um trabalho interdisciplinar em Arte Educação e Língua Portuguesa com os alunos dos 9º anos. Os alunos leram o livro  “A vida no escuro” da autora Tania Martinelli e fizeram a ilustração da Capa do livro em papel formato A3 e usaram o material Giz Pastel e lápis de cor aquarelável. Os alunos dos 7º anos realizaram trabalhos de Pop Art, Ilustração de personagens e recorte e colagem. Já, os alunos dos 8º anos realizaram trabalhos de Textura. (branco e preto).

“Precisamos de alunos disciplinados, concentrados. E a oficina proporciona isto. É bom para o corpo, a mente e o físico”, disse Cidinha. “A escola investe nestas oficinas como forma também de melhorar a aprendizagem”, finalizou.

Posted Under