28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Em visita ao Jardim Europa, Giovanni Bonfim e Carlão Motorista ouvem pedidos de moradores

Compartilhe essa notícia!

Os vereadores Giovanni Bonfim e Antonio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista, ambos do PDT, na manhã de ontem (14), percorreram algumas ruas do Jardim Europa, ouvindo a população e conversando sobre as melhorias que o bairro necessita. Durante a visita, os parlamentares conversaram com diversos moradores, comerciantes e feirantes.

Para os moradores, existe a necessidade de maior investimento na área da saúde, principalmente no atendimento dos médicos da UBS “Dr. Simão Galdeman”, onde os usuários relatam esperar por diversos meses apenas pelo atendimento com o clínico geral, responsável pelos encaminhamentos às especialidades. Segundo um morador, existe ainda a dificuldade em conseguir certos tipos de medicamentos. Atualmente, caso o medicamento esteja disponível na rede, só é possível retirá-lo no Centro da cidade, o que é extremamente difícil, uma vez que o Jardim Europa é um bairro distante da área central.

Moradores também reclamam do fluxo intenso da rua Portugal, que possui escola, creche, UBS, praça e diversos estabelecimentos comerciais e recebe uma enorme carga de veículos. Por isso, os munícipes solicitaram aos vereadores que intermediassem junto à Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil do município a alteração no trânsito da rua, deixando-a com mão única de circulação e, desta forma, inibindo acidentes e atropelamentos.

Os comerciantes locais reclamam, ainda, da falta de incentivo ao comércio da região, que sofre com a crise e vê seus rendimentos cair diariamente. Segundo um comerciante do bairro, cujo estabelecimento está situado há mais de 13 anos no local, a falta de incentivo para o pequeno comércio é o principal motivo pela queda nos rendimentos. Dentre as principais reclamações, está a falta de incentivo para a vinda de novas indústrias para a cidade, que geram empregos e fomentam o pequeno e médio negócio, uma vez que, os grandes atacados, tiram os consumidores dos bairros e os concentram em um só polo, desprestigiando o pequeno negócio, o que contribui para a queda nos postos de trabalho.

Durante visita à tradicional feira do Jardim Europa, Giovanni e Carlão conversaram com os feirantes que clamam pela valorização da classe e pela redução no valor dos impostos de uso do solo cobrado para que exerçam sua função e instalem sua barraca no local da feira. Para um dos feirantes, a falta de banheiro para os consumidores e feirantes é um dos maiores problemas, pois esses comerciante muitas vezes precisam deixar suas barracas sozinhas e percorrer uma grande distância para utilizar o banheiro de algum comércio ou residência próxima.

Ainda na feira, os vereadores conversaram sobre o valor do IPTU pago pelos feirantes que, segundo os próprios, é considerado abusivo e atrapalha muito na hora de expandir ou contratar funcionários para auxiliarem no trabalho. Segundo eles, o feirante está exposto a tudo, chegam de madrugada e correm o risco de assaltos, uma vez que é muito difícil ter segurança no local. Geralmente, eles mesmos se ajudam, vigiando um ao outro, além de que, em dias de chuva ou frio intenso, a vinda dos consumidores fica prejudicada, levando muitos dos feirantes a enfrentarem prejuízo financeiro e tornando aquele dia praticamente perdido.

 

Após as visitas, os vereadores irão se reunir e cobrar do Poder Executivo que tome providências quanto às reclamações da população do bairro.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!