28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Em resposta a Carlão, Prefeitura admite redução de horário de funcionamento em UBS do Jardim Europa

Compartilhe essa notícia!

O vereador Antonio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT), recebeu, nesta semana, resposta ao Requerimento 1.744/2015, por meio do qual pedia informações a respeito de mudança no horário de atendimento da UBS (Unidade Básica de Saúde) “Dr. Simão Gandelman”, localizada no Jardim Europa. Na resposta ao parlamentar, a Administração Municipal admitiu a redução do horário do atendimento, anteriormente prestado até a meia-noite, para as 19 horas. Em sua justificativa, o secretário municipal de Governo, Rodrigo Maiello, afirmou que a redução do horário de atendimento se deve à baixa demanda no período noturno e que não haverá prejuízo aos pacientes.

Ainda na resposta ao vereador Carlão, a Administração Municipal informou que 1.564 pacientes foram atendidos, no período das 19 horas à meia-noite, entre Janeiro e 14 de Dezembro. A Secretaria Municipal de Saúde também explicou que, no período apontado, foram registrados atendimentos no balcão, plantão médico, aferição de pressão arterial e aplicação de anticoncepcional. No total, desde o início do ano, 22.732 usuários procuraram aquela UBS.

“É inadmissível que a UBS do Jardim Europa seja fechada às 19 horas. O posto de saúde do bairro atende mais de 120 pessoas por mês nessa faixa horária e muita gente será prejudicada”, afirmou Carlão, destacando que aqueles que procuravam a UBS no período noturno precisarão ir mais cedo, aumentando as filas e piorando o atendimento. A redução do horário de atendimento também deve, segundo ele, sobrecarregar os funcionários e médicos que atendem no local.

Carlão também rebate a afirmação da Prefeitura de que ninguém será prejudicado com a alteração proposta pela Secretaria Municipal de Saúde. “É muito simples, basta fazer uma pesquisa entre os usuários e perguntar a eles o que pensam dessa mudança de horário. A totalidade irá dizer que será prejudicada”, afirmou, destacando que a Prefeitura não deveria economizar recursos na Saúde, um dos setores mais importantes e sensíveis de qualquer administração.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!