28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Em final eletrizante, Osasco bate Guarulhos e é campeão do 1º Torneio Nacional de Clubes

Compartilhe essa notícia!

Marcado pela organização e partidas de altíssimo nível, a ADC Bradesco Osasco faturou neste sábado (22), de forma eletrizante, o título da Série Ouro do 1º Torneio Nacional de Clubes de basquete feminino Sub-17 realizado pela ADCF Unimed e Sicoob Unimais. Após empate no tempo normal (49 a 49), a equipe de Osasco dominou a prorrogação e venceu por 62 a 50 o APAGEBASK Guarulhos, em duelo disputado no ginásio da Praça de Esportes Marcos Antônio Gobbo, no Jardim São Pedro.

 

A equipe do Indians Tupã Basquete/Casa do Garoto venceu por 60 a 27 a Associação Búfalos de Basquete Fem/Sel. de Valinhos e foi a terceira colocada.

 

Americana foi muito bem representada, mesmo com a maratona de 10 jogos durante a semana, afinal estava conciliando entre Jogos Regionais e o Nacional, a equipe da ADCF Unimed/Sicoob Unimais, comandada pelo técnico Virgil Lopez, terminou como vice-campeã da Série Prata, perdendo a final para a equipe carioca do ASP Club Municipal Lightcity, por 57 a 35. COC/SMEL/Foz Baquete (Foz do Iguaçu) ficou com o terceiro lugar.

 

Na Série Bronze, APVE Col. ATOPP Londrina ficou com o primeiro lugar ao vencer a Prefeitura do Município de Itatiba por 53 a 28. A terceira colocação foi conquistada pelo Colégio Santa Emília, de Recife.

 

O secretário de esportes Osvaldo Klein Neto (Foca) enfatizou o sucesso do 1º Nacional de Clubes. “”Esse torneio foi, sem dúvida, um marco para Americana. Movimentou nossa cidade e o esporte. Provou que temos condições de ter um time de ponta, em pouco tempo, com custo baixo. O basquete vive em Americana!”

 

Ao término da competição, houve a cerimônia de encerramento com a premiação da seleção de ouro, votada pelos técnicos, árbitros e comissão. A equipe americanense teve duas atletas eleitas, confira: Armadora: Letícia Menezes (ADCF Unimed/Sicoob Unimais); Laterais: Sophia Galetti (ADCF Unimed/Sicoob Unimais) e Ster dos Santos Martins COC/SMEL/Foz Baquete; Pivôs: Lorena Anuncicação (ADC Bradesco Osasco) e Maiara Dias (APAGEBASK Guarulhos). O prêmio MVP foi para Débora Santos, do ASP Club Municipal Lightcity.

 

A coordenadora do projeto, Adriana Santos Lopez comemorou o sucesso do torneio. “Foram meses preparando e organizando para que o torneio saísse do jeito que planejávamos, para que houvesse aprendizado, integração, companheirismo, troca de experiências, superação e jogos disputadíssimos. Acredito que conseguimos, nosso objetivo foi alcançado.  Foi uma semana intensa, chegamos ao final com a sensação de dever cumprido, tivemos um campeão, um vice, mas quem mais ganhou nesse torneio foi o basquete feminino de base. Me sinto muito feliz e convicta que juntos somos mais fortes sim”.

 

A ex-campeão mundial enalteceu toda a equipe pelo o esforço na realização do Nacional. “Agradeço demais a toda minha equipe de trabalho, sem eles nada disso seria possível, são pessoas que amam o que fazem e foram maravilhosos. Parabéns às atletas, técnicos, árbitros e pais, na esperança que no próximo ano possamos nos encontrar no II Torneio ADCF Unimed Sicoob”, encerrou.

 

O técnico americanense ficou orgulhoso com a campanha da equipe americanense. “Desde o dia 2 de fevereiro, nós iniciamos os treinamentos para esse torneio nacional. No decorrer desse tempo nós aprendemos a conhecer e progredir individualmente, e o mais importante como equipe. Sabemos que nosso físico não era privilegiado, apostamos as fichas na velocidade de tomada de decisão sobre a proposta defensiva adversário. Junto com isso nós temos atletas privilegiadas com velocidade de movimento, inteligência de jogo na armação e finalização de qualidade. Pecamos um pouco na paciência no último jogo, por conta do cansaço, mas perdemos para uma equipe de muita qualidade.  Agora é avaliar individualmente as atletas sobre o primeiro semestre e traçar as metas para o segundo. O torneio permitiu a aproximação dos técnicos e fazer eventos entre técnicos para que todos possam evoluir. Nossas meninas estão de parabéns porque fizemos 10 jogos em 7 dias, e jogaram com a mesma vontade e garra em todas as disputas”, declarou Virgil.

 

Texto e fotos: Sanderson Barbarini | FOCO NO 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!