24Horas Santa Bárbara d´Oeste

Elenco do Espetáculo Via Crucis é apresentado com abertura da exposição “A Paixão em Cenas”


Com anúncio de elenco, Espetáculo Via Crucis lança 20ª edição e abre exposição “A Paixão em Cenas”

 

Com nove dias de apresentação, Espetáculo terá pré-estreia no dia 8 de abril e seguirá até dia 16

 

A edição que comemora os 20 anos do Espetáculo Via Crucis foi lançada oficialmente nesta terça-feira (24) em coletiva de imprensa realizada no Tivoli Shopping, com a presença de jornalistas, autoridades e convidados. O evento marcou ainda o anúncio dos protagonistas da encenação e a abertura da terceira edição da exposição itinerante “A Paixão em Cenas”, que traz imagens da peça e tem a finalidade de auxiliar em sua divulgação. A encenação segue sendo realizada no Centro Social Urbano, a partir das 20 horas, com entrada franca.

 

Dirigida por Otávio Delaneza, a montagem ganha nova dramaturgia, assinada pelo segundo ano consecutivo por Denis Espanhol, e será narrada sob a ótica de Maria de Nazaré, vivida pela estreante no espetáculo, Thaíssa Gonçalves, de apenas 17 anos. “É uma experiência inesperada pelo pouco tempo que tenho de teatro. Mas vim com toda a energia possível. Não esperava muito, vim pela possibilidade de trabalhar em conjunto, via a beleza do todo. É maravilhoso pensar que viverei na pele Maria de Nazaré. Vou me dedicar completamente porque é um presente”, disse.

 

Nesta edição, o público também verá o protagonista Jesus ainda menino, interpretado por Daniel Romano, de 11 anos. Já adulto, o personagem será vivido novamente pelo ator Bruno Bortolucci (30), que destaca a importância do espetáculo barbarense em toda a região. “Quando começamos nós buscamos referências e agora nos tornamos referência. Da mesma forma que me espelhei em alguns atores, hoje alguém pode se espelhar em mim. Por isso, é uma responsabilidade estar à frente de um espetáculo com esse peso. Como ator, fico muito feliz e lisonjeado de receber esse voto de confiança para encabeçar o projeto em um ano tão importante, acredito que esteja agradando porque se estivesse estacionado talvez não conseguisse chegar ao quinto ano como este personagem”, definiu Bruno.

 

Grande destaque em 2016, o temido Satanás ficará mais uma vez a cargo de Fábio Gianfratti, que terá como desafio trazer um novo olhar sobre o antagonista. Ronaldo Cestari volta ao elenco da encenação após sete anos para viver Pôncio Pilatos. “Tive o primeiro contato com o Via Crucis no primeiro ano. Hoje, vinte anos depois, vimos que o espetáculo cresceu e se desenvolveu, as pessoas estudam mais os personagens, têm mais contato com a história, vão atrás de entender e trazer para os dias de hoje. Já vivi o personagem Pilatos e agora pretendo reler de forma mais intensa. Uma curiosidade é que também já entrei em cena com o Otávio Delaneza e neste ano vou trabalhar pela primeira vez com ele como diretor”, contou.

 

O secretário de Cultura e Turismo, Eide Froner, falou sobre a satisfação da Administração Municipal em fazer parte da montagem. “O espetáculo Via Crucis completa 20 anos! Há duas décadas ele apresenta a história que é contada há mais de 2 mil anos, mas que continua atual e emocionante. O prefeito Denis Andia, desde 2013, nunca poupou esforços para manter e apoiar esse evento tão importante e tradicional na história cultural barbarense e temos a honra de fazer parte desse Espetáculo”, enfatizou.

 

A definição dos personagens ocorreu após duas semanas de oficinas, realizadas no Teatro Municipal Manoel Lyra com a participação de artistas convidados.

 

Apresentações

 

A 20ª edição do Espetáculo Via Crucis chega com uma grande novidade: serão, ao todo, nove noites de apresentação, começando com a pré-estreia, no dia 8 de abril, e seguindo ao longo de toda a Semana Santa, com término no domingo de Páscoa (16). Com mais datas, a expectativa é que mais espectadores possam assistir à encenação.

 

“Essa iniciativa partiu da necessidade do próprio público, que vem aumentando ano a ano e tivemos a prova disso no ano passado, quando cancelamos duas noites por causa da chuva e apresentamos em dias atípicos, mas mesmo assim conseguimos bater recorde de público. Isso mostra que o espetáculo já faz parte do roteiro cultural da região e esperamos que mais pessoas possam assistir à peça, democratizando ainda mais o acesso à cultura e à arte, que fazemos com tanto primor durante todo esse tempo”, destacou Lays Ramires, coordenadora geral do espetáculo.

 

Exposição “A Paixão em Cenas”

 

Com nova estrutura, a exposição itinerante “A Paixão em Cenas” chega a sua terceira edição com o propósito de contar a história do espetáculo sob a ótica de consagrados fotógrafos barbarenses, em 16 imagens registradas na 19ª edição da peça, que destacam expressões e sentimentos dos artistas em diferentes cenas da encenação.

 

“A exposição foi reformulada para garantir maior qualidade e oferecer uma experiência mais ampla ao público. Ela também é uma maneira de agradecer o trabalho voluntário de todos que atuaram no Espetáculo Via Crucis. Além das primorosas fotografias, trazemos figurinos utilizados em 2016 para aproximar o visitante da estética do espetáculo”, destacou Evandro Felix, coordenador de marketing da encenação.

 

Carlos Petrini, fotógrafo com imagens selecionadas pelo terceiro ano, comentou que é um prazer muito grande ver sua arte reconhecida. “Fico feliz por contribuir com a história do Espetáculo Via Crucis e da própria cidade de Santa Bárbara d’Oeste. Isso é importante porque no futuro só restarão as imagens, sejam elas fotografias ou vídeos, para contar com detalhes como era a vida em nossa cidade”, comentou.

 

O fotógrafo Adeilton Santos, que também terá fotos apresentadas na exposição, falou que o espetáculo transporta aos tempos em que Jesus viveu na Terra. “Fotografar esses momentos foi realmente como estar lá na mesma época. Fazer esses registros foi uma grande oportunidade, momentos inesquecíveis e que estão eternizados pela fotografia”, apontou.

 

As imagens de Adeilton Santos, Anderson Junque, Carlos Petrini, José Roberto Bueno, Juracy Scaravatti, Luis Eduardo Deffanti e Marcel Carloni poderão ser conferidas no Tivoli Shopping até o dia 12 de fevereiro. Após isso, a exposição segue para o Centro Cultural e Biblioteca Prof. Léo Sallum, Câmara Municipal e Estação Cultural, finalizando no Centro Social de Urbano, nas noites de apresentação.

O Espetáculo Via Crucis é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e Via Cultura, com patrocínio dos Supermercados Pague Menos, apoio Broto Legal, Cofaco, EPTV, Grupo Liberal de Comunicação e produção cultural 3marias. Já a exposição itinerante tem patrocínio do Conselho Municipal de Política Cultural, Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e apoio de Aquadrop, Usicomp, Aro Contabilidade e Tivoli Shopping.

 

Site: www.espetaculoviacrucis.com.br

 

Redes sociais:

Facebook (facebook.com/espetaculoviacrucis)

Instagram (instagram.com/espetaculoviacrucis)

Youtube (www.youtube.com/espetaculoviacrucis)

 

 

Assessoria de Imprensa

Foto: Maira Scavacini

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br