Brasil / Mundo

Efeito Trump influencia mais do que Lula no mercado financeiro

O enfrentamento entre os EUA e a China aparenta estar longe de seu fim

Era de se esperar que a prisão do ex-presidente Lula fosse causar choques na economia, porém, isso não causou grandes impactos. O que ainda vem preocupando é a inquietação entre Estados Unidos e China. As duas grandes potências andam colidindo entre si e isto faz com que um receio se desenvolva no restante do mundo, levando em conta que ambas são extremamente importantes economicamente.

No começo dessa semana, as bolsas asiáticas fecharam em alta, se recuperando das perdas do fim de semana passado em meio ao aglomerado de preocupações causados pela tensão comercial.  Ontem, autoridades americanas abordaram a questão com Pequim, ressaltando que tarifas contra produtos chineses não irão entrar em vigor tão instantaneamente assim. Trump disse em sua conta oficial do Twitter que a China derrubará suas barreiras comerciais porque é a coisa certa a fazer. Os impostos se tornarão recíprocos e um acordo será feito em propriedade intelectual.

Portanto, o clima de tensão se mantém e a economia continua incerta. Os principais mercados globais ainda estão se afetando e o Brasil também sente resquícios desse clima. De acordo com Pedro Paulo Silveira, Economista-Chefe da Nova Futura Investimentos, este problema foi causado pela realização da bolsa. Ou seja, muitos investidores que estavam comprando ações há poucos dias atrás, passaram a vender no início da semana. “O conflito na bolsa nacional ocorreu, na verdade, na semana anterior com essa tensão comercial entre os EUA e a China. Atualmente, somente os mercados internacionais estão sendo afetados, e tende a continuar sendo afetado, pois os impactos são muito grandes no volume de comércio internacional. Por exemplo, tarifas, sobre o comércio de um país ou de outro, implica muito no volume negociável e na atividade econômica”, conclui Silveira.

 

Sobre a Nova Futura Investimentos

Sócia-fundadora da BM&BOVESPA, a Nova Futura Investimentos, corretora instituída no ano de 1983, atua nos mercados de commodities, renda fixa, renda variável e seguros. Com uma presença nacional de destaque, a instituição financeira conta com 14 escritórios espalhados por diversas cidades do país.

Em março de 2016, começou seu plano agressivo de expansão para o segmento de varejo, mercado no qual ainda não atuava e, recentemente, assumiu os clientes da parceira PAX, do Grupo Pague Menos, ampliando sua carteira para 9.000 clientes.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br