Efeito colateral da “guerra às drogas” faz especialistas questionarem a proibição

Curso de extensão de férias da FESPSP discute o sistema que compreende a criminalização do uso e da comercialização de drogas.

 

O consumo de drogas gera intenso debate há séculos. Já motivou “guerras de ópio” na China, e, nas últimas décadas, tornou-se alvo de forte repressão internacional, em um movimento conhecido como “guerra às drogas”. Os efeitos colaterais da repressão ao uso e à comercialização de drogas, como explosões de violência na América Latina e do Norte, tráfico internacional e encarceiramento em massa, fizeram com que especialistas passassem a questionar o chamado “proibicionismo”. Essa temática será debatida no curso de extensão de férias Legalização das drogas, realizado na FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), no próximo mês.

 

Nos encontros, que acontecerão entre os dias 10 e 14 de julho de 2017, das 19h às 22h30, os alunos poderão entender como o proibicionismo, o sistema que compreende a criminalização do uso e da comercialização de drogas impacta os direitos humanos, e a saúde e a segurança pública e a segurança pública do país e do continente. “Na última década, um forte movimento pela revisão do atual sistema, com a descriminação e legalização de algumas drogas como a cannabis, tem ganhado força. O curso conta a história de como foi estabelecido o atual sistema, os custos humanos e institucionais, e quais são as alternativas testadas em países como Uruguai e Estados Unidos”, explica o docente Maurício Moraes.

 

O curso é voltado a gestores públicos, ativistas de direitos humanos, interessados em segurança pública, em gestão de saúde pública e em políticas de regulação, além de estudantes de humanidades. Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo e-mail extensao@fespsp.org.br.

 

Cursos de férias

 

A FESPSP está com uma programação especial nos cursos de extensão para o mês de julho, com temas como: Centros de memória, Palavraria, Educação e práticas de alegria, entre outros. Confira aqui a programação e mais informações sobre os cursos de férias 2017.

 

Serviço

Curso de Extensão de Férias: Legalização das Drogas

Local: Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo – SP

Período: 10 a 14 de julho de 2017.

Horário: Segunda a sexta, das 19h às 22h30.

Carga Horária: 20 horas

Docente: Maurício Moraes

 

SOBRE A FESPSP

FESPSP: 84 anos de Reconhecimento

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) foi criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana.

Orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade, a FESPSP mantém o cursos de Sociologia e Política, de Biblioteconomia e Ciência da Informação, de Administração e cursos de Pós-Graduação em áreas de Ciências Sociais e afins.

O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.

Comentários