Santa Bárbara d´Oeste

Educadores recebem capacitação na Cidade Mirim de Trânsito


A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste realizou a capacitação de guardas municipais, agentes de trânsito, professores e estagiários para atuarem como educadores de trânsito na Cidade Mirim de Trânsito. A equipe que receberá as crianças durante as visitas das escolas participou de palestras, dinâmicas e atividades entre os dias 21 e 23 de fevereiro. As visitas iniciam no mês de março e as escolas interessadas do Município e da região já podem efetuar o agendamento.

O curso de formação de educadores de trânsito contou com palestras sobre a importância e a construção da educação de trânsito, o uso das normas pedagógicas, inclusão social, o papel da Guarda Civil, comunicação social, libras, primeiros socorros, saúde e atividade física, além de dinâmicas e atividades relativas à educação de trânsito e cidadania.

O objetivo da Cidade Mirim do Trânsito “Álvaro de Souza Teixeira”, por meio do projeto “O Trânsito e Eu”, em parceria com o Instituto Renault, é formar cidadãos mais conscientes para um trânsito mais humano e seguro. A iniciativa recebe crianças do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental, entre 7 e 10 anos de idade.

As visitas incluem aula teórica e prática com orientações sobre trânsito e cidadania. Na aula teórica, os temas seguem diretrizes estabelecidas pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) junto ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), relacionados à educação de trânsito. Já na aula prática, os visitantes vivenciam o que aprenderam na mini cidade composta por ruas, calçadas, ciclovia, sinalização, carrinhos e bicicletas, seja como motoristas ou pedestres. No final da atividade, as crianças levam para casa um talão de multas para autuarem as pessoas que convivem, caso se deparem com alguma infração de trânsito, além de uma “CNH (Carteira Nacional de Habilitação) Mirim”.

As escolas interessadas em participar da Cidade Mirim de Trânsito podem agendar a visita de seus alunos de segunda a sexta-feira junto à Defesa Civil, pelos telefones (19) 3454.3075 e (19) 3463.5233 ou pelo e-mail cidademirim.santabarbara@gmail.com. Podem se inscrever escolas públicas ou particulares.

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br