RMC

Educação discute sustentabilidade no Teatro Municipal em Americana


Práticas em Educação Para o Desenvolvimento Sustentável é o debate que o biólogo, ecólogo, idealizador da Rede de Escolas Sustentáveis, Edson Grandisoli, vai realizar na abertura da Semana da Educação de Americana nesta quarta-feira, (11/5), às 8h, no Teatro Municipal.

Grandisoli é Idealizador da Rede de Escolas Sustentáveis (RESUS). Biólogo, ecólogo e professor das redes pública e particular de ensino, tem dedicado sua vida à educação em suas mais diferentes vertentes. Atualmente, trabalha como consultor de escolas públicas e particulares em Educação e Sustentabilidade; atua como formador de professores e diretor educacional da Escola da Amazônia. É associado da Reconectta e doutorando em Educação e Sustentabilidade pelo Programa de Ciência Ambiental da USP (PROCAM/USP).

“Devido à sua grande importância do ponto de vista sociopolítico e, claro, educacional, os objetivos do desenvolvimento sustentável devem ganhar cada vez mais espaço dentro da escola, servindo como mote para a criação de experiências inovadoras na direção de uma sociedade mais sustentável  por meio, por exemplo, do desenvolvimento de práticas em educação para o desenvolvimento sustentável”, alerta o professor. “Temos que garantir a possibilidade de envolver toda a comunidade na discussão sobre diversidade e busca de soluções para as enormes barreiras que ainda existem em nosso país e no mundo no que diz respeito à garantia ao acesso democrático à educação de qualidade”, observou Grandisoli.

Na opinião do professor, é fundamental que os objetivos do desenvolvimento sustentável passem a ser objeto de estudo na escola e comunidade. “Vale lembrar que, apesar de os objetivos serem segmentados para facilitar sua compreensão, os temas que eles trazem são interdependentes, ou seja, saúde, educação, combate à pobreza, crescimento econômico, fome, paz, justiça, etc. possuem inter-relações que devem ser exploradas valorizando toda a complexidade do mundo contemporâneo”, afirmou.

Antes da palestra de Grandisoli, a banda “Carbono Zero” apresentará o show com temática de rock ambiental. Fundada em 2008, a CO2 Zero tem seu nome inspirado no protocolo de Kyoto. Seu diferencial é fazer shows com a energia renovável do público, que pedala bicicletas geradoras de eletricidade, que alimentam instrumentos, amplificadores e luzes.

Neste formato já realizou mais de 90 shows nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Tocando rock ambiental, suas músicas falam sobre conservação da água, consumo consciente, queimadas, reciclagem, bicicleta, energia renovável, plantio de árvores e muito mais. A formação da CO2 Zero conta com Kleber Amedi (contra-baixo voz), Maximiliano Pantano de Cillo (guitarra e voz), José Carlos Armelin (baterista) e Reginaldo Pinto de Oliveira (violão e voz). A banda lançou em 2013 o CD “Cantando Ecologia”. Suas influências musicais vieram de Rita Lee, Titãs, Kid Vinil, Mid Night Oil, Coldplay, Deep Purple, Eric Clapton, U2 e muito mais.

Na parte da tarde a programação da manhã se repete. Às 13h30, abertura; 13h45, banda Carbono Zero, e às 14h30, palestra. À noite, às 20h, apresentação cultural da Banda Municipal “Monsenhor Nazareno Maggi” e Banda Marcial Escola SENAI de Americana. É o show “Do Pop ao Samba”. No repertório, Carlos Santana, Michael Jackson, Korn, Paula Abdul, Ary Barroso, Roberto e Erasmo Carlos, Geraldo Vandré e Led Zeppelin.

Cerca de 1.200 educadores vão participar da Semana Municipal da Educação de Americana nos dias 11, 12 e 13 de maio no Teatro Municipal e no Teatro de Arena, com palestras de manhã e à tarde e eventos culturais à noite. Os temas serão sustentabilidade, cultura e reflexão.

 

Unidade de Imprensa

Roberto Andrade

Fotos: Divulgação (arquivo)

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br