24Horas Santa Bárbara d´Oeste

Eclipse total deixa a Lua vermelha: veja imagens

Eclipse lunar visto do Memorial JK na cidade de Brasília, DF, na madrugada desta terça-feira (15). Foto: Franco Rithele/Futura Press

Mau tempo atrapalhou a visualização do eclipse em alguns lugares do Brasil; fenômeno pôde ser visto em toda a América

Eclipse lunar visto da cidade de Manaus, AM, na madrugada desta terça-feira (15). Foto: Edmar Barros/Futura Press

Um eclipse lunar total pôde ser observado em todo o continente americano na madrugada desta terça-feira (15). No Brasil, o tempo nublado – principalmente na região Sudeste – impossibilitou a visualização do fenômeno.

De acordo com Marcos Calil, consultor de astronomia do Climatempo, a lua entrou no estado de penumbra por volta das 2h. Nesse horário, cidades brasileiras com baixos níveis de poluição já podiam observar o fenômeno a olho nu. Ele informou que às 4h45 foi registrado o momento máximo do eclipse lunar, a partir do qual ele começa a regredir.

O eclipse lunar total é um fenômeno que acontece quando a Terra , a Lua e o Sol estão em perfeito alinhamento, cobrindo a Lua na sombra da Terra. Nesta madrugada, quando a Lua entrou na sombra completa da Terra, o planeta espalhou a luz vermelha do Sol, que resultou na cor vermelha da Lua.

De acordo com a Nasa, o evento foi visível na América do Sul e do Norte. O fenômeno também pôde ser acompanhado parcialmente por observadores do Pacífico ocidental e partes da Europa e da África. No Norte da Europa, na África Oriental, no Oriente Médio e na Ásia Central não foi possível ver o eclipse.

Se você perdeu o eclipse na madrugada desta terça-feira, haverá outras oportunidades. Este é o primeiro de uma série de quatro eclipses lunares totais, conhecidos como “tétrade”. O fenômeno vai se repetir mais três vezes até setembro de 2015. Depois disso, só em 2032.

lua2Eclipse da Lua ocorrido na madrugada desta terça-feira (15) visto no EUA. Foto: Reuters

IG

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br