24Horas Esportes

Dupla caipira vence e lidera na Copa ECPA de Velocidade

Provas de abertura da temporada foram disputadas no sábado

 

A abertura da temporada 2014 da Copa ECPA de Velocidade aconteceu no último sábado (5), em Piracicaba, no interior de São Paulo. Com 30 pilotos inscritos e dez carros na pista, as provas foram disputadas no autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, na categoria Marcas e Pilotos.

 

A vitória ficou com a dupla caipira formada pelo piracicabano Neto Datti e pelo piloto de Sertãozinho Lamartine Pinotti, cada um venceu uma das provas da rodada dupla e já lideram a competição na Super.

 

Apesar de ter largado na segunda posição, Neto Datti fez uma excelente largada e se manteve na cola do líder Luis Piccolo durante as 15 voltas, conseguindo duas ultrapassagens, sendo que a segunda na última volta para não perder mais e marcar a primeira vitória da temporada. “É sempre bom começar o ano vencendo, a temporada passada não foi muito boa, mas me trouxe muita experiência. Agora vamos trabalhar para manter o ritmo”, disse animado.

 

Uma das inovações desta temporada se refere a inversão do  grid de largada na disputa da segunda bateria. Agora, o resultado da primeira prova inverte a posição dos seis melhores colocados na disputa da prova final da etapa, ou seja, o vencedor larga em sexto, segundo em quinto, terceiro em quarto, quarto em terceiro, quinto em segundo e o sexto sai na frente.

 

E foi exatamente isso o que aconteceu com Lamartine Pinotti, que teve que largar em sexto. Mas, após a largada, o piloto sertanezino foi para cima e galgando posições assumiu a ponta antes da metade da prova para não perder mais.

 

“Esta é a segunda vez que piloto um carro de turismo aqui no ECPA e, por coincidência, foi minha segunda vitória nesta categoria”, afirmou Pinotti que no ano passado venceu a 100 Milhas Piracicaba pela mesma equipe Phoenix. “Porém, agora o objetivo é outro. Quero ser campeão”, afirmou.

 

Nas provas da categoria Light, o piracicabano Carlos Zilio venceu as duas provas e só não disparou na liderança porque a dupla formada por José Santiago e Ricardo Pinto chegou em segundo nas duas baterias.

 

Estreando no campeonato a bordo um Citroën C3, Rodrigo Stefanini também acabou abandonando a corrida nas duas baterias. “O carro é novo e ainda está em desenvolvimento, pois encontramos problemas onde esperamos que não houvesse. Mas espero ter mais sorte nas próximas etapas”, disse o capivariano.

 

Já seu conterrâneo, o piloto Mauricio Qugliato que herdou seu Pálio, fez uma boa estreia entre os Novatos e marcou um quarto e um terceiro lugares, nas duas baterias.

 

Novatos

Na categoria Novato, composta por pilotos iniciantes, vitória da dupla de São Paulo da equipe Phoenix, formada por Gabriel Moraes e Rafael Almeida, na primeira prova do dia. Já piracicabano Danilo Gandelim venceu a segunda, depois de uma largada espetacular, a bordo de um Gol da equipe Juka Motors.

 

Confira abaixo o resultado final das corridas:

 

Resultados da 1ª etapa da Copa ECPA de Velocidade

1ª prova Marcas e Pilotos – Super

1º Neto Datti/Lamartine Pinotti
2º João Moraes/Luis Piccolo

3º Luis Alves

Melhor volta: Neto Datti, em 1:18.094

 

1ª prova Marcas e Pilotos – Light

1º Carlos Zilio
2º José Santiago/Ricardo Pinto

3º Robinson Valter

Melhor volta: Alexandre Barbosa, em 1:19.924

 

1ª prova Marcas e Pilotos – Novato

1º Gabriel Moraes/Rafael Almeida
2º Rodrigo Palace

3º Danilo Gandelim

Melhor volta: Danilo Gandelim, em 1:19.010

 

2ª prova Marcas e Pilotos – Super

1º Neto Datti/Lamartine Pinotti
2º Luis Alves

3º Rodnei Mazieri /Gustavo Favoretto

Melhor volta: Lamartine Pinotti, em 1:18.352

 

2ª prova Marcas e Pilotos – Light

1º Carlos Zilio
2º José Santiago/Ricardo Pinto

3º Robinson Valter

Melhor volta: Carlos Zilio, em 1:19.259

 

2ª prova Marcas e Pilotos – Novato

1º Danilo Gandelim
2º Rodrigo Palace

3º Mauricio Quagliato

Melhor volta: Danilo Gandelim, em 1:19.742

 

Serviço
Mais informações no site www.ecpa.com.br.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br