28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Dr. José pede informações sobre falta de psiquiatras e questiona distribuição de aparelhos auditivos

Compartilhe essa notícia!

De autoria do vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), foram protocolados, ontem (29), dois requerimentos de informações à Administração Municipal, em especial à Secretaria Municipal de Saúde, com relação à quantidade de médicos psiquiatras que atendem pelo SUS e a respeito da distribuição de aparelhos auditivos em Santa Bárbara d’Oeste. Nos pedidos de informações, o parlamentar cita a falta de psiquiatras suficientes para atender a demanda e questiona a existência de programa para distribuição de aparelhos a pacientes com problemas de audição.

“Desde 2014 venho acompanhando a falta de psiquiatras suficientes para atender a demanda no município. Muitos munícipes têm trazido ao meu conhecimento a demora em conseguir uma consulta, bem como muitas vezes são obrigados a passar por um psicólogo, o que não é o ideal”, afirmou Dr. José, ressaltando que a OMS (Organização Mundial de Saúde) estabelece nove profissionais de psiquiatria para cada 100 mil habitantes. No pedido de informações, o parlamentar indaga a quantidade de médicos psiquiatras que atendem na rede pública municipal e qual o motivo da demora em marcar uma consulta. Ele também questiona se há previsão para contratar mais profissionais e qual o prazo para regularizar o atendimento desta especialidade no município.

Com relação à necessidade de aparelhos de surdez, o vereador explica que
uma parcela da população, pessoas de todas as idades, apresenta perda auditiva e necessita de tratamento especializado. “Há programa subsidiado pelo governo federal que oferece tratamento a esses pacientes, com acompanhamento fonoaudiológico, além de distribuir aparelhos”, afirmou, antes de questionar se a Secretaria Municipal de Saúde possui algum programa ou convênio de distribuição de aparelhos aos deficientes auditivos e, em caso de resposta positiva, como ele funciona. Ele também questiona o número de pacientes cadastrados à espera desse tipo de aparelho em Santa Bárbara d’Oeste, a quantidade de pessoas atendidas mensalmente, assim como o tempo médio de espera por um aparelho auditivo na cidade.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!