28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Dono de grandes conquistas, Brasil celebra Dia Nacional do Futebol

Compartilhe essa notícia!

Não poderia faltar no Brasil uma data exclusiva do calendário nacional que celebrasse o futebol, esporte tão amado nessas terras. Estabelecida no ano de 1976, a comemoração do Dia Nacional do Futebol acontece todo 19 de julho. A data foi instituída em homenagem ao clube mais antigo – e ainda em atividade- do Brasil, o Sport Club Rio Grande, fundado nessa mesma data, no ano de 1900.

O futebol começou a ser praticado no Brasil após o paulistano Charles Miller trazer da Inglaterra, em 1894, duas bolas, alguns uniformes e um conjunto de regras. Porém, a primeira partida ocorreu somente em 1895, no dia 15 de abril, entre funcionários da Companhia de Gás contra a Companhia Ferroviária São Paulo Railway.

Da primeira partida até se tornar o esporte mais popular do país passou-se algum tempo. Antes, o futebol precisou ganhar o espaço que era preenchido pela regata no gosto do brasileiro, porém, quando isso aconteceu não houve mais volta.

Em São Paulo, o primeiro clube a adotar o futebol foi o São Paulo Athletic Clube. Fundado em 1888 para a prática do críquete, o clube foi o lugar onde Charles Miller, em 1894, começou a dar as primeiras aulas sobre o futebol no país.

Na sequência, foram fundados para a prática do futebol a A.A Mackenzie College, em 1898; o Sport Club Internacional e o S.C Germânia, ambos em 1899. Todos em São Paulo. Porém, destes, apenas o Mackenzie e o Germânia permanecem ativos, mas tiveram os seus departamentos de futebol extintos.

Atualmente, a Ponte Preta é o segundo time mais antigo em atividade no Brasil. O clube foi fundado em 11 de agosto de 1900, apenas 21 dias após a criação do Rio Grande (RS). Porém, diferentemente do clube gaúcho, o paulista jamais encerrou as suas atividades.

Embora os brasileiros tenham conhecido o futebol tempos depois dos ingleses – considerados os precursores da prática-, e outros povos, o Brasil tornou-se a principal referência do esporte no mundo.

Apesar de algumas decepções em campo, como a derrota na final da Copa de 1950, o Brasil encantou o mundo com as seleções de 58, 62 e 70, entre outras, e, hoje, com cinco mundiais, é o maior vencedor da história das Copas.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!