Dois alunos do Etapa participam de conquista inédita para o Brasil na Olimpíada Internacional de Física (IPhO), na Indonésia

Esse foi o melhor resultado do Brasil na competição nos últimos 17 anos

Dois alunos do Colégio Etapa conquistaram medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Física (IPhO), realizada entre os dias 16 e 24 de julho, em Yogyakarta, na Indonésia: Diogo Correia Netto e Gabriel Golfetti, do 3º ano do Ensino Médio.

No total, os cinco estudantes que representaram o Brasil na IPhO conquistaram três medalhas de ouro e duas medalhas de bronze, sendo o melhor resultado da história do país na competição. O Brasil participou da IPhO pela primeira vez no ano 2000.

“Esse resultado excelente comprova que temos educação séria e de qualidade no Brasil”, destaca Edmilson Motta, coordenador Geral do Etapa.

Em 2017, mais de 400 estudantes de 88 países participaram da Olimpíada Internacional de Física. As provas da IPhO foram realizadas em dois dias, com cinco horas de duração cada uma, e envolveram problemas teóricos, além do desenvolvimento de dois experimentos.

Histórico da IPhO

A IPhO é considerada a competição de Física mais importante do mundo e a sua primeira edição ocorreu na Polônia, em 1967. Portanto, esta é a segunda olimpíada científica mais antiga do mundo. A próxima edição da IPhO será realizada em Lisboa, Portugal.

Seleção criteriosa

Para participar da IPhO, é necessário obter uma boa classificação na Olimpíada Brasileira de Física (OBF), ou seja: medalha de ouro, se estiver cursando o 9° ano, ou medalha de prata, caso esteja no 1° ano do Ensino Médio. Com esses resultados, o estudante se classifica para a primeira fase da seletiva, que consiste em duas provas aplicadas em junho/julho/agosto e novembro/dezembro/janeiro do ano seguinte.

A nota da seletiva e da OBF são somadas e os melhores colocados são convocados para a segunda fase da seleção, que conta com provas teóricas e experimentais. Nesta segunda etapa, as notas são zeradas e os cinco estudantes com melhor desempenho são classificados para a IPhO.

Sobre o Colégio Etapa

O Colégio Etapa foi fundado em 1982, e tornou-se sinônimo de “educação forte e séria”. Possui uma unidade em São Paulo, no bairro Vila Mariana, e uma unidade em Valinhos, a cerca de 75 km da capital.

Atualmente, o Colégio Etapa é a escola brasileira mais premiada internacionalmente em olimpíadas estudantis, registra o maior número de alunos aceitos em universidades internacionais de ponta e é a maior escola de Ensino Médio do país entre as 100 melhores colocadas do ranking do Enem.

www.colegioetapa.com.br