29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Dica: Jardins Verticais garantem áreas verdes em ambientes urbanos

Compartilhe essa notícia!

A gestão do espaço é cada vez mais importante nos dias atuais, especialmente em ambientes urbanos. Levando em consideração essa característica mundial, o Mercado de Flores e Plantas Ornamentais da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), destaca uma ideia que vem ao encontro dessa tendência: são os jardins verticais.

Para Fábio Frainer, coordenador do Mercado de Flores da Central, a utilização desse sistema pode ser vantajosa para qualquer espaço, seja no interior ou no exterior de uma residência. “O jardim vertical é adaptável aqualquer tipo de espaço. As vantagens centram-se sobretudo na naturalização do espaço urbano, ou seja, tornar vivo e verde o que normalmente é ‘cinzento’ e sem vida”, comentou.

Ainda segundo Frainer, além das vantagens estéticas, há também a vantagem do conforto térmico. “Esses jardins podem funcionar também como barreira contra os raios solares”, acrescentou.

Construindo um jardim vertical

Exemplos de jardins verticais(2)

O permissionário José Pompeo Júnior, explica que, para construir esse sistema, o primeiro passo é fixar uma estrutura resistente e segura na parede. “Antes de preparar a terra e plantar as flores, é preciso preparar toda a estrutura para a irrigação, impermeabilizar os nichos e definir onde a água será escoada”, disse.

O próximo passo é definir quais os materiais e variedades de plantas serão utilizados. “Podem ser feitas placas de madeira, bambu ou fibra de coco na parede com vários vasinhos fixados. Outra solução é utilizar treliças de metal ou bambu, que podem receber os vasos diretamente ou serem forrados com fibra. Para fixar os vasos, vale usar arames bem espessos ou lacres de náilon”, completou José Pompeu.

Outra dica, recai sobre ser ou não definitivo o local de instalação. “Se o jardim vertical for instalado em um local definitivo, é indicado fazer um painel de blocos de cerâmica fixado diretamente na parede com concreto. Outra forma de preencher as paredes com o verde e o colorido das flores é criar um belo quadro vivo”, comentou.

O permissionário ressalta que é importante consultar profissionais da área de paisagismo e jardinagem para execução dessa atividade.

Serviço

O Mercado de Flores da Ceasa Campinas é responsável pela distribuição de 40% das flores e plantas ornamentais do setor atacadista do país. São 100 mil m² com opções completas do setor: conta com mais de 20 mil itens de flores cortadas e em vasos; plantas ornamentais, forrações, mudas diversas e frutíferas, além de outros 5 mil produtos de acessórios para decoração, eventos, paisagismo e acabamento de arranjos e cestas. O Mercado movimenta uma média de 6 mil toneladas por mês tem mais de 11 mil clientes cadastrados como paisagistas, arquitetos, hotéis, decoradores, empresários, supermercados, floriculturas, etc. Recebe mais de 30 mil pessoas mensalmente abastecendo as cinco regiões do País.

Crédito foto: Milton MM Paisagismo

Fonte: Ceasa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!