Santa Bárbara d´Oeste

Dia Nacional do Combate ao Alcoolismo: S. Bárbara mantém Núcleo de Atendimento

 


Dia 18 de fevereiro é o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. A data é um convite à reflexão sobre a droga mais consumida do mundo, o álcool. Em Santa Bárbara d´Oeste mantém o Núcleo AD (Núcleo de atendimento para usuários de Álcool e outras Drogas), dispositivo do Programa de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, destinado ao tratamento e acompanhamento gratuito de pessoas dependentes do álcool.

 

A proposta de terapêutica do Núcleo AD é individual e singular, construída de acordo com as necessidades de cada pessoa. Conta com atendimentos individuais, em grupo, oficinas terapêuticas, grupos de famílias, entre outros.

 

A atual Política Pública Nacional sobre prevenção e tratamento do alcoolismo incentiva uma proposta de abordagem psicossocial, para além do álcool e entender os fatores que produziram esta problemática: culturais, econômicos, sociais, entre outros. De acordo com a coordenadora do Núcleo AD, Mariângela de Oliveira, medidas como a redução de danos tem se mostrado eficiente para as pessoas que não alcançam ou almejam a abstinência. “Trabalhar com a família e com a rede de apoio é essencial nessa perspectiva”, declarou.

 

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o uso abusivo de bebidas alcoólicas é considerado um dos principais fatores que contribuem para a diminuição da saúde mundial. Mais de 50% da população brasileira consome bebidas alcoólicas, desses, 24% o fazem de maneira potencialmente arriscada, sendo que 45% dos adultos que beberam, tiveram problemas decorrentes do consumo de álcool. Os dados são do último Relatório Brasileiro sobre Drogas.

 

O Núcleo AD está localizado na Rua Floriano Peixoto, nº 05, no Centro. A entrada é pela Avenida Corifeu de Azevedo Marques. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3454.7115.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br