20 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Dia Mundial da Saúde será celebrado na Praça Central na sexta

Compartilhe essa notícia!

Dando início às ações referentes ao Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deu início nesta semana a uma campanha sobre depressão – transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade e em qualquer etapa da vida. Com o lema “Vamos conversar”, a iniciativa pretende abordar as formas de prevenir a depressão e também de tratá-la, considerando as suas graves consequências. A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste aderiu à ação e fará nesta sexta-feira (7) um evento alusivo ao tema, a partir das 8 horas, na Praça Coronel Luiz Alves (Central).

O evento é promovido pela Prefeitura com apoio do Instituto Embeleze. O objetivo é incentivar as pessoas a conversar abertamente sobre depressão, como primeiro passo para entender melhor o assunto e reduzir o estigma associado a ele. Dessa maneira cada vez mais pessoas se sentirão estimuladas a procurar ajuda.

Durante o evento vários profissionais irão sensibilizar a população sobre a importância de hábitos saudáveis, priorizando as informações de como se caracteriza e como se pode prevenir a depressão durante as várias fases da vida. Entre as ações haverá apresentação do Grupo de Dançaterapia – Saúde Mental; Atividade Física orientada por educadores físicos; Casa de Maria / Nutrição e Depressão – Orientações sobre Alimentos que Melhoram o Humor; Momento Autoestima com corte de cabelo gratuito; entre outras atividades.

Ações nas UBSs

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estão realizando durante toda a semana Salas de Espera Ativa com o tema “Sensibilização aos Sinais a Vigiar para Prevenir a Depressão”. As atividades seguem cronograma de acordo com a agenda dos profissionais das unidades. O setor de Nutrição também está promovendo palestras com o tema “Nutrição e Depressão – Orientações sobre Alimentos que Melhoram o Humor”, em parceria com as UBSs.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!