O comércio é muito beneficiado com o Dia dos Namorados. O dia 12 de junho tradicionalmente gera lucro para o varejo e também para o setor de gastronomia. Além da troca de presentes a ocasião também pede um jantar romântico. Restaurantes e bares aguardam ansiosos pela data que é a mais comemorada em espaços gastronômicos. Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) comprovam isso. O aumento representa 50% no número de clientes se comparado com um dia normal. É melhor que o Dia das Mães que representa 30%.
Este ano os empreendedores desse ramo estão otimistas, já que a comemoração acontecerá na quarta-feira e normalmente o movimento no meio da semana não é tão bom. Segundo Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP, a data costuma ser bastante concorrida e é importante que o empresário adote algumas medidas para atrair os casais até o estabelecimento e também se organize para não haver falhas no atendimento.
“Aposte na venda antecipada. A medida é eficiente para casa, já que o empresário consegue ter uma ideia de quantas pessoas ele irá atender e também para o cliente que garante a reserva sem correr o risco de ficar para fora. Outra medida interessante é oferecer pacotes com cardápios diferenciados, completos, de diferentes valores e até mesmo de forma de pagamento parcelada”, orienta Caetano.
Dicas do Sebrae-SP para garantir a casa cheia no dia 12 de junho:
* Prepare-se para o aumento no movimento – A demanda será maior e é dever do empresário preparar-se. Treine a equipe para uma noite cheia e, se possível, contrate temporários para reforçar a brigada. Além disso, ofereça aperitivos e mimos, além de música envolvente enquanto os apaixonados aguardam por uma mesa.
* Concentre-se na experiência – A data é inspiradora. Quem sai de casa nesse dia procura uma noite gratificante e compensadora. Tudo tem que estar perfeito. Comida e ambientação devem contar uma história e precisam envolver o casal.
* Torne a noite literalmente inesquecível – Ofereça uma recordação para os seus clientes levarem para casa. Pode ser foto, texto, arranjo de flores ou até mesmo sorteios de viagens. O importante é que seja uma gostosa lembrança do momento que o casal passou no seu restaurante.
* Faça parcerias – Floriculturas, hotéis, sex shops, joalheria e agências de viagens são bons parceiros para enriquecer a oferta e torná-la mais completa e atraente. O jantar pode ser apenas o início de uma noite inesquecível.
* Crie pacotes com valores diferentes– Oferecer alternativas que contemplem as várias fases do namoro e cobre o preço justo por isso. O amor é lindo, mas o bolso é limitado. Pense nisso e resolva essa equação de forma romântica e lucrativa.
* Vendas antecipadas – A medida é eficiente para casa, já que o empresário consegue ter uma ideia de quantas pessoas ele irá atender e também para o cliente que garante a sua reserva sem correr o risco de ficar para fora.
* Bom atendimento – O serviço tem que ser impecável. Não adianta nada fazer ações criativas e o atendimento deixar a desejar. Quando a intenção é atrair e fidelizar o cliente tudo tem que sair corretamente. O contrário é um “tiro no pé do empresário”.
CARTILHA GRATUITA – O Sebrae-SP também lançou a cartilha “Venda Melhor-Dia dos Namorados” para auxiliar os empresários a aumentarem suas vendas na data, considerada pelos comerciantes como uma das mais importantes para o comércio varejista. Para obter a cartilha – distribuída gratuitamente, os interessados podem fazer a solicitação no Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba, pelo telefone (19) 3434.0600 ou no e-mail: erpiracicaba@sebraesp.com.br.
Com dicas interessantes, o material ensina, em detalhes, como organizar uma vitrine vendedora, dá opções para montagem de caixas surpresa, orienta como fidelizar a clientela e relaciona uma série de itens que não podem faltar para o bom andamento no negócio. Como forma de explorar todos os recursos da vitrine, a cartilha ensina o comerciante a contar uma história surpreendendo com o uso de cores, formas e iluminação – tudo isso aliado à composição de um bom plano visual. O material também destaca a importância das redes sociais, que podem alavancar as vendas por meio da divulgação de promoções e preços competitivos na internet. Mas, para isso, o guia alerta que o empresário deve ter disponibilidade de interagir em tempo real com a clientela.