29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Dia do patrono movimenta Núcleo de Educação Ambiental

Compartilhe essa notícia!

noticias_fotos_exibe

As Secretarias de Educação e de Meio Ambiente promoveram nesta quarta-feira (24) a comemoração do dia do Patrono e de aniversário de 14 anos do Núcleo de Educação Ambiental Fioravante Luiz Angolini, no Caiubi. A solenidade foi marcada pela presença de alunos do Jardim I e 2º ano e professores da Emefei “Anália de Lucca Furlan”, ambientalistas, autoridades municipais, funcionários da Administração Municipal, além dos filhos e parentes do patrono.

Na ocasião, estiveram presentes os filhos de Fioravante, Osvaldo, Leonor e Magda e o sobrinho Antonio Carlos Angolini. Como parte da programação, as crianças puderam acompanhar uma apresentação sobre cultura indígena com a Companhia de Teatro Xekmat, além de uma palestra sobre os povos indígenas, ministrada pela Zilda Rangel do Museu de Monte Mor.

A secretária de Educação, Tânia Mara da Silva, acompanhou as atividades. Segundo ela, o local representa o resgate do ensino ambiental para a cidade. “É de extrema importância as crianças participarem desse resgate histórico e saber quem foi o patrono do espaço. O Núcleo mostra a valorização pela natureza aos estudantes todo ano e conta com oficinas temáticas, além disso, atende a Lei Federal 11.645 de 2008 que em meio ao ensino preconiza a importância do estudo da cultura do povo indígena e negros na História do Brasil”, frisou.

Também estiveram presentes os vereadores Ademir da Silva e Valmir de Alcântara, o Careca do Esporte.

História

Antonio Angolini, pai do patrono do NEA, Fioravante Luiz Angolini, primeiramente monta uma escola pequena perto da Capela de São Sebastião. Mais tarde esta escola é transferida para o núcleo Caiubi, onde hoje funciona o restaurante da Festa do bairro. Após isso, Fioravante Luiz Angolini doa terras e constrói as duas primeiras salas, local atual do Núcleo de Educação Ambiental. A escola rural no Núcleo de Educação Ambiental funcionou até os anos 80, mas com a construção no Cruzeiro do Sul de um prédio maior a escola foi transferida. A escola municipal do Cruzeiro do Sul recebe o nome de Emefei Anália de Lucca Furlan, em homenagem a matriarca da família Furlan, que loteou a região. Já o curso estadual permanece Fioravante Luiz Angolini.

 

 

 

Fonte: Prefeitura SBO

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!