RMC

Dia do Combate ao Fumo terá programação especial em Nova Odessa


Data é celebrada sábado, dia 29, e contará com ações de orientação e testes de saúde na Praça Central José Gazzetta

 

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa preparou uma programação especial para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto. Uma série de ações de orientação e também testes de saúde serão realizados sábado na Praça Central José Gazzetta para conscientizar a população e incentivar os fumantes a abandonarem o vício.

 

Diretora de Saúde Básica de Nova Odessa, Glaucia Blumer Paulon afirmou que uma equipe da Secretaria, junto da coordenadora do programa “Respire Saúde”, Adriana Denadai Sgarzi Batista, fará testes para medir o índice de poluentes no pulmão das pessoas que passarem pelo stand da Secretaria de Saúde neste sábado.

 

Além disso, serão feitos testes de glicemia e medição de pressão arterial e orientações sobre o “Respire Saúde”, programa que oferece acompanhamento médico e psicológico a quem deseja abandonar o vício do tabagismo. “Nossa equipe estará a postos para orientar, tirar dúvidas e também fazer exames de saúde, incentivando o combate ao fumo e uma vida mais saudável”, disse Glaucia.

 

A diretora destacou ainda que uma equipe fará inscrições dos fumantes interessados em participar das próximas edições do “Respire Saúde”, que terão início na segunda quinzena de setembro.

 

TEMA – O Dia do Combate ao Fumo deste ano tem como tema “O uso do Narguilé e a iniciação ao fumo”. A escolha tem como base o crescente número de novos usuários desse dispositivo para consumo do tabaco no Brasil.

 

Por se tratar de um único cachimbo que pode ser usado por várias pessoas simultaneamente, o Narguilé se tornou algo muito atraente, em especial para os jovens. Glaucia afirmou que o uso do Narguilé é mais nocivo que o cigarro e que estudos apontam que uma sessão desse dispositivo – que tem duração de 20 a 80 minutos – corresponde à exposição de componentes de 1.000 cigarros.

 

A diretora lembrou ainda que além das doenças relacionadas ao tabaco como leucemia, câncer de boca, câncer de bexiga, doença periodontal e câncer pulmão, entre outras, que o uso do Narguilé expõe o usuário ao risco de doenças infectocontagiosas como herpes, hepatite C e tuberculose devido ao hábito de compartilhar o bucal entre os usuários.

 

Além disso, seu uso aumenta o risco de acidentes de trânsito devido a diminuição de oxigênio no cérebro causando problemas de coordenação motora, tontura e sonolência.

 

Foto: Osnei Réstio

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br