Dia D do Novembro Azul acontece no dia 18 em Santa Bárbara d´Oeste

Saúde também é coisa de homem. A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste promoverá no dia 18 de novembro o Dia D do Movimento Novembro Azul. A ação, que tem o objetivo de sensibilizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, acontecerá das 8 às 11 horas, no Centro Médico de Especialidades (Rua Graça Martins, 45 – Centro). Toda programação é gratuita.

 

A iniciativa contará com atendimentos com urologista e exames de ultrassom para pacientes agendados, exames de PSA (Prova do Antígeno Prostático) em livre demanda, roda de conversa sobre prevenção do câncer de próstata, orientações sobre tabagismo, alimentação saudável e DST/AIDS, aferição de pressão arterial, cálculos de IMC (índice de massa corporal), quick massage e serviço de barbearia (corte de cabelo), entre outras atividades.

 

“A exemplo do Outubro Rosa, o Movimento Novembro Azul também já se consolidou no município como um importante instrumento de promoção para a saúde dos homens, que aos poucos estão modificando a cultura de só procurar pelos serviços de saúde quando tem algum problema já detectado”, comentou a secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha.

 

Desde o início do mês, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) contam com decoração especial e diversas ações alusivas ao Novembro Azul, como Salas de Espera Ativa e entrega de materiais informativos. Outra ação educativa realizada é o “Pedágio da Saúde”, iniciativa que consiste na orientação nos semáforos, por parte dos agentes comunitários de saúde do PSF (Programa Saúde da Família). Os demais setores da Saúde também estão mobilizados com a Campanha, por meio de palestras e divulgação dos serviços disponíveis na rede.

 

Além das atividades voltadas à prevenção e detecção do câncer de próstata, alguns temas voltados à saúde dos homens também estão sendo abordados pela Secretaria de Saúde durante este mês, como a prevenção de fatores de risco para doenças cardiovasculares, diabetes, orientações para hábitos saudáveis, alimentação, atividade física, entre outros. Para ter acesso aos serviços, basta comparecer à unidade mais próxima da residência e verificar o cronograma com os atendimentos e ações disponíveis.

 

Diabetes

 

No dia 25 deste mês a Prefeitura, em parceria com a ADSB (Associação dos Diabéticos de Santa Bárbara d’Oeste), promoverá um evento alusivo ao Dia Mundial do Diabetes, no Centro Médico de Especialidades. Na data, serão realizadas atividades de detecção do diabetes, orientações com endocrinologista, exames, aferição de pressão arterial, IMC (Índice de Massa Corporal), orientações sobre alimentação adequada com nutricionista, orientações sobre “cuidado com os pés” com podóloga, entre outros atendimentos e ações educativas. A iniciativa gratuita será das 8 às 11 horas.