Dia D do Novembro Azul acontece amanhã no Centro de Especialidades


A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, irá promover neste sábado (26) o Dia D do movimento Novembro Azul. As ações gratuitas e voltadas à população barbarense terão início, a partir das 8 horas, no novo Centro Médico de Especialidades. O Novembro Azul é realizado durante todo mês e conta com uma série de ações visando à prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. Além do foco principal da campanha, são abordados vários temas relacionados à Saúde do Homem, como a prevenção dos fatores de risco para doenças cardiovasculares, diabetes, orientações para hábitos saudáveis, alimentação, atividade física, entre outras ações.

 

Durante o evento haverá aferição de pressão arterial, cálculo de IMC (índice de massa corporal), divulgação da campanha “Fique Sabendo”, serviço de barbearia, corte de cabelo, quick massage, orientações sobre o Programa Saúde sem Tabaco e Alimentação Saudável, entrega de folders, além de apresentação de Dança Árabe Folclórica (9h15) e Roda de Conversa com profissionais da Saúde (10 horas). O Centro Médico está localizado na Rua Graça Martins, 45, no Centro.

 

“A resistência em cuidar da saúde por parte da maioria dos homens acaba se tornando um agravante, porque quando algum problema é detectado, muitas vezes já se encontra em estágio avançado, o que torna o tratamento bem mais difícil. Diante desses fatores, intensificar cada vez mais as ações de prevenção é essencial”, comentou a secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha.

 

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que contam com decoração especial alusiva ao movimento, seguem com as Salas de Espera Ativa e entrega de materiais informativos com orientações sobre a saúde do homem. Outra ação educativa é o “Pedágio da Saúde”, iniciativa que consiste na orientação nos semáforos e em áreas com grande concentração de pessoas, por parte dos agentes comunitários de saúde do PSF (Programa Saúde da Família). Nesta sexta-feira (25) a atividade foi realizada na Praça Coronel Luiz Alves (Central) pelos agentes do Centro de Saúde “Dr. Jéber Juabre”, da Vila Linópolis.

 

O Novembro Azul é um movimento mundial de mobilização de prevenção do câncer de próstata realizado todos os anos, com a finalidade de conscientizar os homens sobre a importância do exame preventivo e do diagnóstico precoce da doença, a segunda causa de morte por câncer entre homens, atrás apenas do câncer de pulmão. Se descoberta precocemente, a doença tem 90% de chance de cura.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários