‘Dia D’ contra a gripe é neste sábado em Nova Odessa

Postos de saúde DO Centro, São Jorge e Jardim Alvorada estarão abertos das 8h às 17h para vacinação

 

Acontece neste sábado, dia 12, o “Dia D” da Campanha de Vacinação contra a Gripe. As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Centro, Jardim São Jorge e Jardim Alvorada estarão abertos das 8h às 17h para imunização dos pacientes dos grupos prioritários.

 

A Campanha de Vacinação teve início em abril com imunização feita em etapas. De acordo com o cronograma passado pelo Ministério da Saúde, já podem ir aos postos de saúde para se imunizar os profissionais de saúde, indígenas e as pessoas com 60 anos ou mais, além de crianças entre 6 meses e 5 anos de idade incompletos, gestantes e puérperas. Nesta quarta-feira, dia 09, inicia a vacinação do terceiro e último grupo de pacientes, formado por pessoas com doenças crônicas, professores e pessoas privadas de liberdade.

 

Responsável pela Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Paula Mestriner afirmou que no sábado pacientes de todos os grupos pré-determinados pelo Ministério da Saúde poderão ser imunizados. “Eles deverão comparecer munidos da caderneta de vacinação. É importante esclarecer que estão sendo vacinadas apenas as pessoas que se enquadram nos grupos considerados prioritários. Pacientes que não se encaixam no perfil, mas querem se imunizar, devem recorrer à rede particular”, disse.

 

Secretário de Saúde, Vanderlei Cocato afirmou que a abertura dos postos de saúde no sábado tem o objetivo de facilitar o acesso da população às vacinas. “Muitas pessoas não conseguem ir durante a semana no posto de saúde para se imunizar, por isso, nossas equipes estarão a postos no sábado atendendo os pacientes”, explicou.

 

De acordo com projeções do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em Nova Odessa cerca de 10 mil pessoas que devem ser imunizadas na cidade. Deste total, cerca de 5,7 mil são idosos e 3 mil crianças.

 

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica alertou que a vacina tem caráter preventivo e que é realizada nesta época por ser o período de circulação do vírus. “A gripe, se não tratada de forma correta, pode matar. É importante que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários se imunizem. Elas estão se protegendo e garantindo também a saúde dos seus familiares e da comunidade”, disse.

 

A Gripe H1N1 é causada pelo vírus Influenza A H1N1, porém mais forte do que aquele que estamos acostumados. Febre acima de 39º, dor no corpo e de cabeça, tosse, dor no peito e evolução para desconforto respiratório estão entre os sintomas da doença. Os pacientes que apresentem este quadro devem procurar atendimento no pronto-socorro ou UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa.

 

 

SERVIÇO

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h, em todos os postos de saúde.

Dia D Vacinação contra a Gripe: 12 de maio, das 8h às 17h, nos postos de saúde do Centro, Jardim São Jorge e Jardim Alvorada

 

 

 

Confira os endereços dos postos de vacinação:

UBS 1: Avenida Carlos Botelho, 3 – Centro

UBS 2: Rua São Paulo, 65 – Jardim São Jorge

UBS 3: Rua Sigesmundo Anderman, 731 – Jardim São Manoel

UBS 5: Rua das Imbuias, 65 – Jardim Alvorada

Unidade Básica de Acesso Avançado: Rua Louis Francescon, 65 – Jardim São Francisco

Comentários