Variedades

Detran.SP alerta: conduzir ambulância com segurança é fundamental para o bem-estar do paciente

Profissional precisa frequentar curso de especialização para atuar na categoria; no Estado de SP, 54.470 condutores têm a qualificação

 

O condutor de ambulância é parte fundamental para o bem-estar do paciente transportado. Desrespeitar as leis de trânsito, como exceder a velocidade da via, causar freadas e movimentação bruscas, não usar a seta, prejudicam não apenas o paciente, mas também o tráfego em geral.

 

Não são incomuns os relatos de acidentes envolvendo ambulâncias e o transporte de pacientes. A falta do uso do cinto de segurança, ultrapassagem em local proibido e o uso do aparelho celular no volante são apenas algumas das causas de acidentes envolvendo esse tipo de transporte.

 

O Estado de São Paulo conta com 54.470 condutores especializados em transporte de emergência, dos quais 12.778 estão na cidade de São Paulo. Já o número de ambulâncias registradas é de 11.922 no Estado, sendo 4.872 na Capital.

 

“O condutor de ambulância precisa apenas ser visto para ter prioridade no trânsito. Cometer irregularidades não contribui com o paciente e com os demais motoristas”, disse Alex Douglas, presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância do Estado de São Paulo (Sindconam-SP).

 

Com 25 anos de experiência como condutor de ambulância, Alex Douglas acredita que os condutores precisam estar cada vez mais qualificados para atender as exigências de transporte de pacientes. A segurança no trânsito é uma das questões mais importantes para a categoria profissional.

 

Presidente da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) em São Paulo, José Heverardo Montal afirma que, quanto mais seguro for o transporte, melhor será a condição do paciente ao chegar ao hospital. “Assim, ele chegará ao menor tempo e com maior qualidade”, disse.

 

“Os condutores de ambulância têm papel fundamental no socorro às vítimas e aos doentes. Para isso, precisam estar cientes sobre o quadro clínico do paciente. Além disso, o transporte só deve ser feito com o paciente estabilizado”, afirmou o especialista da Abramet.

 

LEI

Para ser condutor de ambulância, o profissional precisa de formação especial, um curso de especialização para transporte de emergência oferecido pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs), alerta o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP).

 

O curso tem carga-horária de 50 horas e aborda temas ligados à legislação de trânsito, direção defensiva, relacionamento interpessoal e noções de primeiro-socorros, respeito ao meio ambiente e convívio social.

 

“O condutor de ambulância tem papel fundamental no socorro a vítimas de acidentes e doentes. Para isso, precisa ter completa capacitação e qualificação para exercer com segurança e qualidade esse tipo de serviço”, afirmou o diretor-presidente do Detran.SP, Maxwell Vieira.

 

Além disso, segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), o condutor de ambulância precisa ser habilitado para o tipo de veículo específico, ter mais de 21 anos e não estar cumprindo suspensão ou cassação do direito de dirigir, ou pena por crimes ou com direitos civis cassados.

 

 

 

DETRAN.SP:

O Detran.SP é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão. Para obter mais informações sobre o papel do Detran.SP, clique neste link:http://bit.ly/2ptdw0r

INFORMAÇÕES AO CIDADÃO:

Portal – www.detran.sp.gov.br

Disque Detran.SP – Capital e municípios com DDD 11: 3322–3333. Demais localidades: 0300–101–3333. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Fale com o Detran.SP e Ouvidoria (críticas, elogios e sugestões) – Acesso pelo portal, na área de “Atendimento”.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br