24Horas RMC

Desfeita: Sindicato marca assembléia e não comparece

Há apenas poucos dias para a data base, que vencerá em 1º de maio, as negociações do dissídio salarial 2013 dos servidores públicos municipais de Santa Bárbara d’Oeste tomaram um rumo inesperado na última sexta-feira (26), podendo se tornar até caso de polícia. O motivo foi um ato qualificado pelos servidores como “desfeita”, por parte do sindicato da categoria. Há uma semana (19) durante assembléia realizada na Garagem Municipal e sob pressão dos funcionários públicos, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santa Bárbara d’Oeste se comprometeu a realizar uma nova assembléia no dia 26, no Teatro Manoel Lyra, após o fim do expediente no Paço Municipal. Mas após uma semana de encontros e desencontros, nenhum representante do sindicato compareceu a reunião. Descontentes com o andamento das negociações conduzidas pela entidade representativa, o intuito da era possibilitar uma maior participação dos funcionários dos diversos setores.

images4Na assembléia realizada na Garagem, o sindicato havia apresentado a proposta do prefeito Denis Andia como algo já sacramentado: reajuste somente da inflação (7,22%), e aumento de apenas R$ 19,00 no cartão alimentação, atingindo o total de R$300,00. A tentativa de impor a posição patronal não agradou os cerca de 100 servidores participantes da assembléia, e por muito pouco a reunião quase evoluiu para um tumulto. Acossados diante dos protestos, o próprio presidente do sindicato, Valmir A. Silva, que até então não se pronunciara, tomou a palavra e marcou a nova assembléia. Antes outro membro e advogado da diretoria da entidade, estava a frente do ato e acabou quase se desentendo com o público.

Encontros e desencontros

A sugestão da nova assembléia, ao que parece, foi algo impensado, só para acalmar os ânimos. Tudo foi filmado e postado na internet, mas os desencontros começaram na manhã da última quinta-feira (25), quando surgiu um panfleto na Garagem Municipal, de autoria até agora desconhecida, comunicando e convocando todos para uma assembléia, mas em local e horários diferentes: sexta-feira, 26, 19h30 no Anfiteatro Municipal. O mesmo panfleto foi reproduzido por um conhecido site de notícias da região, sem identificação. Vários servidores que procuraram a nossa reportagem, contaram que em contato com o sindicato, receberam a informação de que não haveria assembléia e justificativa era a de que as negociações ainda estavam em andamento.

Na sexta-feira outra informação circulou na cidade e em alguns sites: a de que haveria uma reunião entre representantes do sindicato e os vereadores na Câmara Municipal. A mesma foi desmentida em seguida e substituída por comentários de bastidores, de que a reunião estava marcada, mas por fim o sindicato não apareceu. No final da tarde correu a notícia de que haveria sim uma assembléia, nas dependências da Câmara Municipal, na própria sexta-feira à noite e somente com a presença dos vereadores e dos servidores. Esta acabou acontecendo e decidiu-se, segundo veiculado na internet, pelo registro de um B.O. (Boletim de Ocorrência), na polícia, pela desfeita do sindicato, que não compareceu. Os servidores entenderam que como entidade que os representa, não há justificativa para não terem participado da reunião. Além do BO, os funcionários decidiram criar uma comissão para tomar frente das negociações com a prefeitura. Eles também querem impedir que o cartão alimentação e outros benefícios, passem a ser administrados pelo sindicato, como a entidade pleiteia.

Fonte: Redação

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.