24Horas

Desenvolvimento Econômico promove workshop sobre Lei de Aprendizagem

Tendo em vista a adequação de empresas do município à lei nº 10.097/2.000, que regulamenta a contratação de aprendizes, a Secretaria de Desenvolvimento promove no próximo dia 20 (quarta-feira), às 7h30 no salão nobre da Secretaria de Educação (Rua Graça Martins, 680 – Centro) o workshop “Esclarecimentos ao cumprimento da Lei da Aprendizagem”, ministrado por Rodrigo Veloso, especialista em educação profissional.

A palestra, voltada às empresas da indústria, comércio e serviços que não se enquadram no sistema de tributação Simples Nacional (Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), é esclarecer as obrigações que as empresas têm frente à nova legislação, que determina a contratação de 5 a 15% de trabalhadores na categoria de Aprendizes.

De acordo com a lei nº 10.097/2.000 e o decreto 5.598/2.005, aprendiz é o maior de 14 anos e menor de 24 anos que executa funções dentro de empresas, repartições públicas ou entidades sem fins lucrativos pelo prazo máximo de dois anos. Nesse período, os empregadores se comprometem a assegurar ensino técnico-profissional compatível com as atividades realizadas em empresas.

Rogério Bosco, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Bárbara, destaca a importância do workshop para as empresas do município. “Infelizmente, a cultura do brasileiro é de esperar até a última hora, e só depois correr atrás do prejuízo. No caso desta Lei, estamos falando de mão-de-obra e, a capacitação de profissionais não ocorre do dia pra noite. O empresário precisa planejar a médio e longo prazo”, comentou.

“Esperamos que, com esta iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, os empresários da indústria, comércio e serviços compareçam ao evento e, assim, tenham condições de conhecer de perto todas as alternativas disponíveis em Santa Bárbara para atender a lei e evitar penalizações do fisco”, concluiu.

Para se inscrever no evento, os interessados devem enviar um e-mail para ana.freitas@santabarbara.sp.gov.br. O workshop “Esclarecimentos ao cumprimento da Lei da Aprendizagem” é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico promovida em parceria com a Acisb (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d’ Oeste), Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Guarda Mirim de Santa Bárbara d’ Oeste, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.