24Horas RMC Santa Bárbara d´Oeste

Desemprego: Outubro fecha postos de trabalho na região

Saldo de empregos foi negativo não só no varejo, como nas atividades econômicas em geral

 

O mês de outubro não foi dos melhores para a geração de empregos nos municípios da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste). De acordo com dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho, apurados pela assessoria econômica do sindicato, o comércio varejista fechou 6 vagas formais em outubro deste ano, ante saldo positivo de 12 em 2016.

 

Os setores que mais contribuíram para a queda foram Lojas de vestuário, tecido e calçados e Farmácias e perfumarias, que tiveram saldo negativo de 20 postos de trabalho cada. Quem segurou um pouco foi o segmentos Supermercados, que abriu 30 postos em outubro, o que não foi suficiente para deixar o saldo positivo.

 

REGIÃO 2017 2016
Autopeças e Acessórios 4 0
Concessionárias de Veículos -9 -7
Farmácias e Perfumarias -20 -2
Lojas de Eletrodomésticos e Eletrônicos 4 5
Materiais de Construção 13 1
Lojas de Móveis e Decoração 3 8
Lojas de Vestuário, Tecido e Calçados -20 21
Supermercados 30 18
Outras Atividades -11 -32
Total do Comércio Varejista -6 12

 

Por município, somente o varejo de Nova Odessa gerou mais empregos que em 2016. Foram 52 vagas de trabalho abertas, acima do saldo em 2016, que já havia sido positivo (14). Com exceção do segmento “Outras atividades”, todos os demais setores no município tiveram saldo positivo ou, pelo menos, zero.

 

NOVA ODESSA 2017 2016
Autopeças e Acessórios 0 3
Concessionárias de Veículos 1 -1
Farmácias e Perfumarias 0 2
Lojas de Eletrodomésticos e Eletrônicos 7 -2
Materiais de Construção 14 -3
Lojas de Móveis e Decoração 1 1
Lojas de Vestuário, Tecido e Calçados 18 2
Supermercados 13 14
Outras Atividades -2 -2
Total do Comércio Varejista 52 14

 

Americana manteve-se estável em relação a 2016. Em outubro do ano passado registrou saldo negativo de 21 vagas, resultado ligeiramente melhor que no último mês, quando encerrou 23 postos no comércio varejista. Os “vilões” grandes no município foram os mesmos que impulsionaram negativamente a região: Farmácia e perfumarias (-13) e Lojas de vestuário, tecido e calçados (-12).

 

AMERICANA 2017 2016
Autopeças e Acessórios 1 -6
Concessionárias de Veículos -8 -4
Farmácias e Perfumarias -13 -8
Lojas de Eletrodomésticos e Eletrônicos -9 5
Materiais de Construção 2 -10
Lojas de Móveis e Decoração 5 7
Lojas de Vestuário, Tecido e Calçados -12 3
Supermercados 1 19
Outras Atividades 10 -27
Total do Comércio Varejista -23 -21

 

Santa Bárbara d’Oeste teve o pior resultado de outubro, tanto na comparação com os municípios da região, quando ante o mesmo período de 2016. No mês passado, o varejo da cidade teve saldo negativo de 35 vagas formais, segundo o Caged, contra saldo positivo de 19 em outubro do ano passado. Lojas de vestuário, tecido e calçados (-26) também foi o maior impulsionador para os dados negativos.

 

SANTA BÁRBARA D’OESTE 2017 2016
Autopeças e Acessórios 3 3
Concessionárias de Veículos -2 -2
Farmácias e Perfumarias -7 4
Lojas de Eletrodomésticos e Eletrônicos 6 2
Materiais de Construção -3 14
Lojas de Móveis e Decoração -3 0
Lojas de Vestuário, Tecido e Calçados -26 16
Supermercados 16 -15
Outras Atividades -19 -3
Total do Comércio Varejista -35 19

 

Outros setores

Considerando os oito setores analisados pelo Caged – extrativa mineral; indústria de transformação; serviços industriais de utilidade pública; construção civil; comércio geral; serviços; administração pública; e agropecuária, extrativa vegetal, caça e pesca –, o saldo de empregos formais em outubro último ficou negativo em 410 postos de trabalho próximo ao apurado no mesmo mês de 2016, quando o número foi de -388.

 

Outro lado

Como destaques positivos, os setores que mais empregaram em Americana foram Serviços de buffet, Construção de edifícios e Atividades de ensino. Em Nova Odessa, os destaques foram Manutenção de máquinas, Acabamento de fios têxteis e Obras de fundações. Já Santa Bárbara, a maior quantidade de vagas se concentrou nos setores de Fabricação de peças para veículos, Restaurantes e Obras de acabamento.

 

Análise

Caroline Miranda Brandão

Segundo a assessora econômica do Sincomercio, Caroline Miranda Brandão, apesar de resultado no varejo, em geral, não ter sido positivo, ao considerar todos os segmentos, o saldo de empregos em outubro ficou próximo ao registrado em 2016. “Isso demonstra uma certa estabilidade econômica, o que pode se fortalecer nos próximos meses, principalmente em função das vendas de Natal”, explica Caroline.

 

Ela destaca ainda a grande queda no segmento Lojas de Vestuário, tecido e calçados, uma das atividades mais importantes na nossa região. “Esse setor possivelmente ainda não tenha tido uma reação tão boa quanto tem se visto com outros segmentos. Porém, é um dos setores que mais contribui nas vendas de final de ano, o que pode gerar um aumento de contratações para suprir a demanda do mercado nos próximos meses”, prevê Caroline.

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br