28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Dengue: novos Agentes Comunitários de Saúde visitam sede do CCZ

Compartilhe essa notícia!

Os novos Agentes Comunitários de Saúde da UBS (Unidade Básica de Saúde) “Dr. José Togeiro de Andrade”, no Jardim São Francisco, visitaram nesta quinta-feira (29) a sede do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Santa Bárbara d’Oeste, no Jardim São Joaquim. Os profissionais conheceram o laboratório para ver a identificação das larvas, a análise das armadilhas e o mapeamento e registro das informações sobre os casos de dengue na cidade. Semanalmente, os novos profissionais de cada UBS visitarão o setor.

 

O coordenador do CCZ, Alexandre Visockas, explicou que os agentes estão trabalhando na área de abrangência da unidade, nos bairros Jardim São Francisco e Jardim Santa Rita de Cássia, fazendo visitas casa a casa e busca ativa de suspeitos no combate a dengue. “Esses são trabalhos de prevenção, informação e coleta de índice entomológico. Essa visitação tem o objetivo de complementar o treinamento feito com eles sobre o tema. Técnicos do CCZ orientaram os presentes sobre a identificação das larvas, fluxo das informações e notificações de casos. Eles serão multiplicadores das informações e auxiliarão no combate à dengue em Santa Bárbara”, disse.

 

No começo do mês os novos agentes de saúde contratados pela Administração Municipal receberam um treinamento prático e teórico sobre o assunto. A capacitação foi destinada aos agentes das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) “Dr. Rubens Ehrardt Brito”, no Laranjeiras, “Dr. Carlos Perez”, no 31 de Março, “Dr. Hélio Furlan”, na Cidade Nova, “Dr. José Togeiro de Andrade”, no São Francisco, “Dr. Célio de Farias”, no Conjunto Roberto Romano, e “Dr. Simão Gandelmann”, no Jardim Europa.

 

Os agentes receberam materiais básicos para a o trabalho de visita casa a casa, como pranchetas, pipetas, tubos de ensaio, boletins de registro de atividades, filtro solar e mapas. Além disso, os profissionais acompanharam o desenvolvimento das atividades de forma integral durante o treinamento, sendo orientados a continuar com a ação até que o território de abrangência de cada unidade fosse coberto pelas ações.

 

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste intensificou no fim do último ano as ações de combate a dengue e seguem em 2015, com ações como a força tarefa, que conta com a participação e compromisso das demais Secretarias Municipais da Administração auxiliando a Secretaria de Saúde que ressalta que é fundamental a conscientização, sensibilização e envolvimento de toda população, uma vez que em sua maioria, os criadouros estão dentro das residências.

 

O trabalho é permanente nas atividades de visita casa-a-casa, busca ativa de suspeitos, inspeção de Pontos Estratégicos, inspeção de Imóveis Especiais, nebulização e bloqueio de casos confirmados, retirada de criadouros e palestras, treinamentos e atividades educativas. Além dessas ações são realizadas palestras em escolas, igrejas e comunidades de bairro. O município dispõe de projetos nas escolas, como o projeto “Troque Seu Criadouro”, no qual os estudantes são orientados a retirar criadouros efetivos e potenciais de suas residências e trocá-los na escola por brindes. Os criadouros recolhidos recebem destinação adequada.

 

Foto: Divulgação

 

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!