28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Dengue: Mutirão de limpeza será realizado no Jardim Santa Rita neste sábado

Compartilhe essa notícia!

A região do bairro Jardim Santa Rita terá neste sábado (30) mutirão de limpeza em combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Promovido pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, a ação será realizada a partir das 7h30 pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e com o DAE (Departamento de Água e Esgoto). Mais de 100 toneladas de materiais inservíveis foram retirados em mutirões nos bairros Icaraí, Batagin, Nova Conquista, Parque Zabani, Santa Fé, Jardim Europa, Mollon e 31 de Março, entre outros.

A ação será realizada com caminhões que percorrerão as ruas do bairro retirando qualquer tipo de objetos inservíveis, como baldes, pneus, garrafas, lonas, pratinhos de vasos de plantas, recipientes em geral. A medida tem o objetivo de diminuir sensivelmente a população do mosquito e a probabilidade de transmissão do vírus no bairro.

Paralelo a isso, as equipes da Prefeitura seguem com o cronograma de visitas em residências e comércios, realizando o trabalho de orientação à população sobre o combate à dengue. Além disso, há a nebulização em residências, fumacê noturno, distribuição de panfletos, cartazes e notícias veiculadas nos jornais, internet e rádio tratando do tema. O Centro de Controle de Zoonoses também realiza palestras em escolas e comunidades.

A Prefeitura pede o apoio da população no combate ao mosquito Aedes Aegypiti. Entre as ações de prevenção, a Secretaria de Saúde alerta para tampar reservatórios de água – como cisternas, caixa d’água, tanques e fossas -, manter as calhas limpas, armazenar garrafas com o bico voltado para baixo, manter pneus cobertos evitando acúmulo de água, manter o quintal limpo, roçado, removendo lixo e entulhos, armazenando-os em recipientes adequados e depois os destinando à coleta. A população também deve lavar com bucha recipientes de alimentos de animais domésticos pelo menos uma vez por semana, abrir portas e janelas quando a nebulização estiver sendo feita na rua e nunca deixar de atender em casa o agente de saúde.

Foto: Arquivo/Prefeitura

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!