24Horas Santa Bárbara d´Oeste

Dengue: multirão no 31 de Março recolhe 17 toneladas de materiais usados

Mais de 17 toneladas de materiais em desuso foram recolhidas neste sábado (15) das residências do bairro 31 de Março, em multirão contra a dengue, realizado pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste. Durante toda a manhã equipes formadas por agentes de saúde e de endemias estiveram empenhadas inspecionando imóveis, conscientizando a população sobre os perigos da dengue e cuidados básicos para evitar a formação de criadouros do mosquito. O objetivo do mutirão de limpeza foi retirar o máximo de criadouros do Aedes aegypti, mosquito vetor da dengue, de forma a diminuir a população de mosquitos e, consequentemente, a transmissão viral naquele bairro.

Segundo o coordenador do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Alexandre Visockas, as atividades tiveram início na sexta-feira (14), quando as equipes de agentes de controle de endemias do CCZ visitaram todas as casas do bairro, orientando os moradores sobre a importância de eliminar os criadouros de mosquito e informando sobre a ação que seria realizada no dia seguinte. “Os munícipes foram orientados a colocar os criadouros na calçada para retirada do sábado. Na iniciativa, quatro caminhões, três caminhonetes e duas pick-ups percorreram todas as ruas do bairro retirando todo o material que havia sido colocado na calçada. O material recolhido foi levado até o Aterro Sanitário do município, onde foi triado, separado e destinado”, disse.

Entre as ações de prevenção, a Administração Municipal alerta a população para tampar reservatórios de água – como cisternas, caixa d’água, tanques e fossas -, manter as calhas limpas, armazenar garrafas com o bico voltado para baixo, manter pneus cobertos evitando acúmulo de água, manter o quintal limpo, roçado, removendo lixo e entulhos, armazenando-os em recipientes adequados e depois os destinando à coleta. A população também deve descartar pratinhos de plantas, lavar com bucha recipientes de alimentos de animais domésticos pelo menos uma vez por semana, abrir portas e janelas quando a nebulização estiver sendo feita na rua e nunca deixar de atender em casa o agente de saúde.

Foto: Marcel Carloni

Assessoria de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br