28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Dengue: Fumacê noturno é aplicado em bairros de S.Bárbara

Compartilhe essa notícia!

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, segue com a aplicação do Fumacê noturno em bairros do município. A ação é realizada com o apoio da Sucen (Superintendência do Controle de Endemias), órgão vinculado ao Governo do Estado de São Paulo. As primeiras regiões que recebem o inseticida são Jardim Europa e Vila Sartori.

 

Conforme planejamento adotado, os serviços têm início por volta das 18h30 e se estendem até às 23 horas. A nebulização é acoplada a um veículo sendo executada por duas equipes, percorrendo mais de 70 quadras por noite aplicando o inseticida para combate ao mosquito Aedes aegypiti. “Após a aplicação do fumacê faremos um monitoramento do serviço para termos conhecimento sobre a eficiência do trabalho. Isso vai nortear as próximas ações”, explicou o coordenador do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Alexandre Visockas.

 

A participação da população é de fundamental importância segundo o coordenador. “Solicitamos que os moradores deixem janelas e portas abertas no momento da aplicação do fumacê. No entanto, algumas precauções devem ser tomadas, como a proteção de recipientes com água dos animais de estimação. Nenhum alimento, bebida ou algo que será consumido deve estar exposto”, alertou.

 

Paralelo a isso, as equipes da Administração Municipal seguem com o cronograma de visitas em residências e comércios, realizando o trabalho de orientação à população. Além disso, há a nebulização em residências, distribuição de panfletos, cartazes e notícias veiculadas nos jornais, internet e rádio tratando do tema. O Centro de Controle de Zoonoses também realiza palestras em escolas e comunidades.

 

A Prefeitura pede o apoio da população no combate ao mosquito. Entre as ações de prevenção, a Secretaria de Saúde alerta para tampar reservatórios de água – como cisternas, caixa d’água, tanques e fossas -, manter as calhas limpas, armazenar garrafas com o bico voltado para baixo, manter pneus cobertos evitando acúmulo de água, manter o quintal limpo, roçado, removendo lixo e entulhos, armazenando-os em recipientes adequados e depois os destinando à coleta. A população também deve colocar areia nos pratinhos de plantas, lavar com bucha recipientes de alimentos de animais domésticos pelo menos uma vez por semana, abrir portas e janelas quando a nebulização estiver sendo feita na rua e nunca deixar de atender em casa o agente de saúde.

 

Até o momento, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica Municipal, 658 casos da doença foram confirmadas em Santa Bárbara d’Oeste,

 

Assessoria de Imprensa

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!