Santa Bárbara d´Oeste

Defesa Civil: janeiro registra chuvas acima da média em S.Bárbara


S.Bárbara tem enfrentado o período de forma eficaz graças às ações antieenchetes

 

A Defesa Civil de Santa Bárbara d’Oeste divulgou nesta quinta-feira (2) o balanço das chuvas do mês de janeiro e informações da Operação Verão na cidade, que segue até o final de março. Janeiro registrou 275 mm de chuvas no Município, volume 10% maior que a média histórica do mês. A média de chuvas esperada para fevereiro e março deste ano é de 180 mm e 170 mm, respectivamente.

 

Os agentes da Defesa Civil atuaram no mês passado no monitoramento meteorológico, monitoramento de área de risco, averiguações diversas, vistorias técnicas, interdições, entre outras ações. Apesar do grande volume de chuvas, Santa Bárbara d’Oeste tem enfrentado o período de forma eficaz graças às ações antieenchetes realizadas desde 2013.

 

As ações preventivas da Defesa Civil consistem no monitoramento meteorológico diário, monitoramento das áreas de risco com a presença de equipes e viaturas da Defesa Civil nas áreas mapeadas, vistorias de campo que são realizadas de acordo com acumulado de chuva elevado, identificação de risco ou por solicitação de munícipes e monitoramento hidrológico que estabelece monitoramento e vistoria sobre a área da sub bacia do Ribeirão dos Toledos, incluindo vistorias preventivas nas barragens.

 

Operação Verão

 

Instituída pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Governo do Estado de São Paulo, a Operação Verão em Santa Bárbara d’Oeste seguirá até março. Uma das novidades da Operação Verão 2016/2017 é o Planejamento Intersetorial e a implantação do Comitê de Crise para atendimento de resposta rápida. Como parte das ações, em dezembro teve início o Plano Preventivo de Defesa Civil, sendo colocado em prática o Monitoramento Meteorológico Diário, no qual o órgão monitora as previsões de chuvas para os próximos sete dias, além de realizar o monitoramento real da formação de núcleos de instabilidades, formação de chuvas e tempestades típicas de verão, por meio da operalização dos Radares Meteorológicos do IPMET (Radar Bauru), do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Radar SOS CHUVA Campinas e o Radar São Roque.

 

Para esse trabalho, a Defesa Civil utiliza para monitoramento local a Estação Meteorológica instalada na ETA IV no Jardim Souza Queiroz, colhendo os dados em tempo real, como velocidade e direção do vento, acumulados de chuvas, temperatura, pressão atmosférica e temperatura da terra, além da Estação Hidrológica instalada na ponte da Avenida Cillos, sob o Ribeirão dos Toledos e um pluviômetro automático instalado no Mollon. Os dados são monitorados pela Defesa Civil local como também pelo Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil Estadual e pelo CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), responsável por emitir alertas de riscos para o município.

 

Já em novembro, Defesa Civil barbarense iniciou as ações do Plano Preventivo com curso preparatório realizado em Paulínia. Após a capacitação, houve planejamento intersetorial para realização e execuções de serviços preventivos como limpeza e manutenção de galerias, retiradas de árvores, lixos e entulhos dos leitos do Ribeirão dos Toledos e do Córrego Mollon, poda e extração de árvores condenadas previamente vistoriadas, manutenção preventiva das áreas de risco, vistorias técnicas nas barragens das represas e desassoreamento do Ribeirão dos Toledos.

 

SERVIÇO – A população pode entrar em contato com a Defesa Civil, para denúncias e solicitações pelo telefone de emergência 199 ou, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h30, pelo telefone (19) 3454-3075.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br