Defesa Civil encerra Operação Verão em S.Bárbara

A Defesa Civil encerrou no dia 31 de março a Operação Verão 2016/2017 em Santa Bárbara d’Oeste. Durante o período, o Ribeirão dos Toledos, que atravessa toda a cidade, suportou bem os períodos mais intensos de chuva, principalmente no mês de janeiro. Bairros como Jardim Conceição, Icaraí, Batagin, São Joaquim e São Fernando, que no passado enfrentavam situações de alagamento quando chovia forte, não registraram nenhuma ocorrência que tenha afetado residências e comércios.

Ações importantes realizadas pela Prefeitura ao longo dos últimos anos contribuíram significativamente para que esse tipo de transtorno fosse evitado. Entre elas, o desassoreamento do Ribeirão dos Toledos, desde o São Joaquim até o Jardim Conceição, passando pela Vila Romi, a manutenção da área de contenção também no Jardim Conceição, além da limpeza de galerias pluviais, bocas de lobo e desobstrução de aduelas em diversos pontos da cidade.

A Operação Verão 2016/2017 também contou com dois novos dispositivos, a criação do Comitê de Crise, que promove um atendimento de resposta rápida, além da implantação da Estação Hidrológica e a instalação de pluviômetro realizadas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), que monitoram o nível do Ribeirão dos Toledos e a quantidade de chuva, em conjunto com a Estação Meteorológica instalada pelo IAC – Instituto Agronômico de Campinas, na ETA IV, no Jardim Souza Queiroz.

A Prefeitura também realizou o monitoramento meteorológico das previsões climáticas e monitoramento hidrológico em toda a extensão da sub-bacia do Ribeirão dos Toledos, e vistoria das áreas de risco. De acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil, durante a Operação Verão, entre dezembro de 2016 e março de 2017, choveu 696,7 mm. A temperatura mais alta foi registrada no dia 19 de fevereiro, quando os termômetros marcaram 36,1º C.

Comentários