Decoração Sustentável – Arquiteta Eliane Ventura dá dicas de decoração

A tendência sustentável e elegante, que se tornou sinônimo de bom gosto, vem ganhando cada vez mais adeptos na hora de decorar a casa.

Sempre que pensamos em decorar, pensamos em inúmeras opções, cores, tecidos, objetos. Queremos que nosso lar fique com o nosso jeito, que assim que alguma visita entre em nossa casa, fale: “A sua casa tem a sua cara”

Quando pensamos em sustentabilidade e reutilização na decoração a primeira coisa que nos vem à cabeça é madeira, mas saiba que é possível ir muito além desse material e inovar totalmente sua casa.

A madeira de demolição, os pallets conferem um ar rústico e personalizado ao ambiente, é verdade, e quando combinada com materiais como o ferro e o cobre, combina perfeitamente o rústico com o elegante e o sustentável. Mas além da madeira temos outras opções bacanas que ajudam na decoração e trazem o aproveitamento de muitos materiais que antes eram apenas descartados.

Uma das opções que está se tornando muito comum na decoração, são as garrafinhas de vidro, que além de um ótimo vaso para sua flor, se cortada, pode servir de luminária.                                    As garrafas pet podem servir de jardineiras ou até para a construção de móveis, os caixotes de feira podem ser pintados e servir de armários!

São muitas as possibilidades de encontrar em materiais que serão descartados a possibilidade de usar a criatividade e transformar com bom gosto a decoração da sua casa! Basta querer criar e inventar!

Além de deixar a casa mais funcional e organizada, a decoração sustentável traz um ar de leveza para o espaço e contribui para a preservação do meio ambiente, já que diminui a quantidade de materiais descartados que levam muito tempo para se decompor na natureza.

Reutilizar é ainda melhor que reciclar, pois os produtos permanecem mais tempo em uso antes de serem descartados e ainda, ajuda a reduzir a exploração de recursos naturais utilizados para a produção de novos materiais.

 

Comentários