24Horas Olhar Feminino Saúde

Dar ou não uma cirurgia plástica de presente?

Segundo levantamento da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS), 27% das mulheres e 20% dos homens entrevistados dizem que gostaria de receber um procedimento de cirurgia plástica cosmética como presente

 

 

Os americanos tipicamente aproveitam as férias de inverno (o nosso verão) para realizar mais procedimentos de cirurgia plástica. E nos Estados Unidos, um comportamento vem chamando a atenção da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos: a oferta de procedimentos de cirurgia plástica como “presentes” para familiares, amigos, namorados, durante a temporada de férias.

 

No entanto, um procedimento cirúrgico não é um “presente típico”. Por isso, a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos produziu um vídeo para se posicionar sobre o tema.

 

“Na verdade, a cirurgia plástica nunca deve ser encarada como um ‘presente’. O que você pode fazer por alguém que você gosta é proporcionar uma consulta com um cirurgião plástico, que irá orientar apropriadamente a pessoa sobre as possibilidades de intervenções cirúrgicas adequadas ao caso dela”, explica o cirurgião plástico Ruben Penteado, (CRM-SP 62.735), diretor do Centro de Medicina Integrada.

 

A própria Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos destaca alguns pontos relevantes que precisam ser considerados nesse processo:

 

  1. Não sugira um procedimento que o “presenteado” nunca mencionou;
  2. Só ofereça a consulta com a promessa de pagar pela cirurgia, se o paciente e o cirurgião acharem que é apropriado;
  3. Nunca organize “secretamente” uma cirurgia para outra pessoa. O “presenteado” deve ter acesso amplo e antecipado ao cirurgião plástico para fazer sua própria escolha;
  4. O “presente” não termina com a cirurgia. Você precisa ser um grande cuidador durante o pós-operatório, tanto física, quanto emocionalmente. Pense nisso!

 

Procedimentos mais populares

 

De acordo com levantamento da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos, os procedimentos mais comuns que são ofertados, como presente, nos EUA, são lipoaspiração (17%), abdominoplastia (11%), lifting facial (11%), toxina botulínica / e preenchimentos (11%).

 

Como os sexos diferem

 

Das mulheres pesquisadas, 27% dizem que desejam receber um procedimento de cirurgia plástica cosmética como presente e 32% dizem que estão abertas à ideia. Apenas 20% dos homens pesquisados ??dizem que queriam receber um procedimento de cirurgia plástica cosmética como presente. Outros 26% disseram que estão abertos à ideia.

 

Jovens x idosos

 

37% dos jovens e integrantes da geração X pesquisados ??estão “muito dispostos” ou “um pouco dispostos” a conversar com alguém sobre o desejo de receber um procedimento de cirurgia plástica cosmética como presente. Apenas 25% dos idosos estariam dispostos a discutir uma cirurgia plástica cosmética como um presente.

 

Quem seria presenteado?

 

Se os homens oferecessem um procedimento de cirurgia plástica cosmética, provavelmente o dariam ao seu companheiro (homem ou mulher: 34%), seguido de um amigo (21%) e da  mãe (10%).

 

Se as mulheres oferecessem um procedimento de cirurgia plástica cosmética, provavelmente dariam a uma amiga (26%), seguido de sua mãe (20%) e outra pessoa significativa (11%).

 

“A generosidade de um presente está relacionada à sua motivação. Se um ente querido sonha em realizar um procedimento, mas não pode pagar, a cirurgia plástica pode ser um presente que muda a vida dessa pessoa. Mas, se o seu marido nunca mencionou uma blefaroplastia, um ‘presente’ como esse pode enviar uma mensagem errada. A cirurgia plástica – assim como qualquer presente – deve ser um desejo do coração. Deve ser verdadeiramente um presente para o paciente e não para o doador”, defende Ruben Penteado, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

 

 

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br