23 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

DAE segue com fiscalização no combate ao desperdício da água

Compartilhe essa notícia!

O setor de fiscalização do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste segue atuando com orientação e notificação nos casos que caracterizam a prática de desperdício de água, como lavar calçadas, quintais e veículos utilizando a mangueira. A medida, que vale para residências, condomínios, comércios e empresas, teve início em julho do ano passado com a campanha de conscientização no combate ao desperdício de água lançada pelo DAE devido à estiagem. Do lançamento da campanha até a homologação da Lei Municipal nº 3.682, em 6 de novembro do ano passado, que autoriza a aplicação de multa em caso de reincidência para quem desperdiça água, a autarquia recebeu em torno de 1.500 denúncias que foram atendidas mediante orientações aos munícipes pelos fiscais.

Com a lei em vigor, o imóvel só poderá ser multado caso o flagrante de desperdício seja confirmado pela segunda vez pelo fiscal do DAE, no primeiro momento o servidor emite uma notificação como forma de conscientização. A lei autoriza ainda o corte no fornecimento de água do imóvel que persistir no desperdício pela terceira vez, além da aplicação da multa novamente. Até agora, o setor de fiscalização notificou 84 imóveis e nenhuma multa foi aplicada, justamente por não ter ocorrido reincidência em imóveis notificados.

Com essas e outras ações que o DAE vem desenvolvendo no enfrentamento da crise hídrica que afeta o Estado de São Paulo, o número de denúncias de desperdício de água registrado pelo 0800 da autarquia caiu quase 50%. Desde a aprovação da lei, praticamente dois meses, o setor registrou uma média de 200 ligações de denúncias ao mês, 46,6% a menos que a média registrada no período da campanha de conscientização, de julho a outubro de 2014, cerca de 375 denúncias ao mês. Os telefones do DAE são 0800-770-3459 ou 3459-5910.

Foto: Divulgação
DAE/SBO

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!