DAE recebe certificado em Planos de Gestão de Água e Energia pelo ProEESA

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste recebeu o certificado da Rede de Aprendizagem do ProEESA (Projeto de Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água), que visa melhorias do uso eficiente de energia em prestadores de serviço em saneamento, através da participação nas capacitações dos funcionários: Nelson Sartori Júnior (engenheiro eletricista), Kepler Kadmo Isidoro da Silva (engenheiro civil), e Denis Duarte (chefe de Departamento de Operações).

 

O ProEESA é uma iniciativa dos governos do Brasil e da Alemanha, por meio do Ministério das Cidades e da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável. Tem como parceira a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), que selecionou 12 dos municípios associados para formarem essa primeira Rede de Aprendizagem no Brasil, a qual Santa Bárbara d’Oeste participou das reuniões entre os meses de fevereiro de 2017 e janeiro de 2018, com carga horária de 192 horas.

 

Com conteúdos teóricos e práticos, os estudos aplicados envolveram o aprofundamento técnico e operacional de equipamentos, recursos hídricos, planos de ações de redução de perdas hídricas, e programas e ações que possibilitem o favorecimento de subsídios para projetos do DAE. As reuniões e atividades foram realizadas em cada um dos municípios participantes, que, segundo a ARES-PCJ, espera que sejam os multiplicadores na região.

 

Para os participantes, a iniciativa foi de grande valia para o DAE barbarense e, principalmente, um grande ganho para a cidade, que já conta com diversas ações práticas relacionadas às melhorias no abastecimento de água e na coleta, afastamento e tratamento do esgoto, incluídas no Plano Municipal de Saneamento em vigência.

 

No final, um Plano de Gestão de Água e Energia, elaborado pela equipe, foi apresentado ao diretor de Gestão de Recursos Hídricos da autarquia, o engenheiro Carlos Augusto dos Santos, que participou da cerimônia de entrega do certificado e que irá coordenar a aplicação dos conhecimentos adquiridos. Além de Santa Bárbara, participaram da Rede as cidades de Cerquilho, Leme, Araraquara, Araras, Indaiatuba, Piracicaba, Valinhos, Atibaia, Louveira, Vinhedo e Mogi Mirim.

 

 

DAE/SBO

Comentários