29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

DAE prossegue com obras para normalização do abastecimento

Compartilhe essa notícia!

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da equipe técnica e operacional, segue com medidas que buscam alternativas de captação de água a fim de ampliar a capacidade hídrica e normalizar o abastecimento na cidade no período de estiagem. Após a conclusão da obra de recalque da água do Córrego Araçariguama para a Estação Elevatória Santa Alice (Represinha), na semana passada, a autarquia segue com a obra de recalque das águas do Ribeirão dos Toledos para a ETA IV. Do ponto que será a captação deste manancial, no Jardim Conceição, até a estação de tratamento, localizada no Jardim Souza Queiroz, são 1.390 metros de adutora que foram instaladas, além dos trabalhos de remoção do pontilhão da antiga linha férrea sobre o Toledos e do desassoreamento naquele ponto do ribeirão.

Outra alternativa encontrada pelo DAE é a captação das represas da usina Santa Bárbara e do Rio Piracicaba, que também segue com os trabalhos de instalação da adutora. As águas destes locais serão bombeadas para a ETA II, na Vila Aparecida. Todas as obras citadas se iniciaram na primeira quinzena do mês passado diante da crise hídrica histórica que o Estado de São Paulo enfrenta.

“Mesmo diante de todo o esforço da autarquia através de obras como substituições de trechos com tubulações antigas, redução de perdas, instalação de comportas na represa São Luís, campanha de divulgação e a colaboração da maioria da população na redução do consumo, o abastecimento de água no município ficou prejudicado no final do ano passado devido à ausência de chuvas. As obras iniciadas em dezembro permitirão que enfrentemos estiagens de uma forma menos impactante ao cidadão”, comentou o diretor superintendente, Rafael Piovezan.

“Aliás, essas obras ao longo de décadas não foram projetadas e muito menos executadas. Faremos do nosso sistema de abastecimento um modelo com múltiplas fontes de captação, permitindo o crescimento do município, seu desenvolvimento sustentável e, acima de tudo, dando condições para que enfrente momentos como o que vivemos”, reforçou Piovezan.

Apesar das chuvas de dezembro terem proporcionado uma melhora na distribuição da água na cidade no final do ano, recuperando parcialmente as represas, os índices pluviométricos estão abaixo do esperado para este início de ano, o que reforça a preocupação da autarquia em manter e garantir o fornecimento da água tratada durante o próximo período de estiagem, a partir do mês de abril.

Diante deste quadro, o DAE volta aplicar manobras de redução da vazão da água na rede, que passará a valer a partir da próxima segunda-feira (12/01), nos horários das 20h às 6h, e alerta a população para os problemas que possam ocorrer no abastecimento em alguns pontos da cidade. Medidas de uso racional da água e de uma reserva maior de água por parte da população são importantes para minimizar uma possível falta d’água.

“Faremos o controle de vazão, a maioria absoluta da população quase não perceberá as manobras, mas, eventualmente, alguns pontos podem sofrer alterações no fornecimento de água. Não ocorrerá falta de água durante o dia, mas durante o período em que a vazão estiver reduzida ela chegará mais fraca nas residências. Isso será mantido até recuperarmos os mananciais. Também é importante salientar que as represas armazenam a água das chuvas que caem sobre elas ou nas bacias que as alimentam, isso implica na seguinte situação: as chuvas que caem depois das represas ou na área urbana não ficam reservadas e, portanto, não ajudam na melhora da nossa capacidade hídrica”, explicou o diretor superintendente do DAE.

DAE/SBO

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!