18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

DAE prossegue com a Licitação para obra da ETE Toledos II

Compartilhe essa notícia!

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste está com a licitação, na modalidade Regime Diferenciado de Contratações, em aberta desde o dia 26 de dezembro para contratação de empresa específica a fim de executar obra de construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Toledos II, que tem valor estimado na ordem de R$ 43.260.857,40 em recursos oriundos do governo federal, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e da contrapartida da autarquia.

 

Conforme estimativa apontada no projeto, a ETE Toledos II irá contemplar uma população de até 130 mil habitantes, considerando o crescimento populacional até o ano de 2030. Sua construção se dará em um terreno de 110.540 m², localizado em área rural, na margem direita do Ribeirão dos Toledos, próximo ao bairro de chácaras Beira Rio, sendo 9.421,99 m² de área construída. A estação terá capacidade inicial de tratamento de 327,23 litros por segundo.

 

“Além da ETE Toledos II, que se encontra em licitação, é importante citarmos outras obras, como o Interceptor Toledos II. Esse interceptor foi concluído no final de 2016 e representou um investimento de R$ 8.548.291,66 de recursos próprios e de contrapartida. Através dele, todo o esgoto gerado na bacia da futura estação Toledos II será encaminhado para o correto tratamento”, citou o vice-prefeito e diretor-superintendente do DAE, Rafael Piovezan.

 

O processo de tratamento do esgoto adotado na ETE Toledos II é o sistema de Lodos Ativados tipo Aeração Prolongada, praticamente mesmo sistema que atua na ETE Toledos I, que fica no Jardim Conceição, mas com implantação de modernização na operação, medidas que foram inseridas na ocasião da revisão do projeto pela equipe técnica do DAE de Santa Bárbara e que atendem às novas legislações vigentes.

 

Esta concepção operacional, que compreende o sistema aeróbio, é constituída por etapas de tratamento primário, secundário e desinfecção. A ETE Toledos II tem a finalidade de garantir o padrão de qualidade compatível com os níveis determinados pela Legislação Ambiental vigente, em específico ao CONAMA 357 de 17 de março de 2005. O Prazo para o término da obra é de 15 meses, a partir da data da ordem de serviço.

 

A entrega dos envelopes das empresas interessadas em participar da licitação é até às 8h30 do dia 19 deste mês, mesmo dia da abertura dos mesmos, que irá ocorrer às 9 horas na sede do DAE.

 

Foto : local de construção da ETE Toledos II – Arquivo DAE.

DAE/SBO

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!